sábado, 21 de agosto de 2010

"Admirável Riso Novo", de Klévisson Viana

Clique na imagem para ampliar!

Quiá! Quiá! Quiá! Gargalhadas garantidas para quem conhecer o mini-álbum Admirável Riso Novo (Brave New Laughter) do desenhista e cordelista Klévisson Viana.

Editado pela Tupynanquim, o livreto-antologia de 34 páginas apresenta cerca de 33 cartuns em preto e branco com características do humor cáustico e ao mesmo tempo fino, de uma ingenuidade endiabrada, que o cearense Klévisson há muitos anos distribui aos quatro cantos (do jeito que ele é folgado arranja mais quatro) do mundo.

Klévisson (38), natural de Quixeramobim, é editor da Tupynanquim. Trabalhou em diversos jornais locais como cartunista e ilustrador. Desenvolveu, dentre outros artistas, vinhetas para os intervalos da Rede Globo de Televisão. É autor da A Quenga e o Delegado, que deu origem ao episódio homônimo do programa Brava Gente da emissora. Foi ganhador do prêmio HQ Mix para melhor Graphic Novel nacional, em 1998, com o álbum Lampião: era o cavalo do tempo atrás da besta da vida. É autor da belíssima adaptação de Dom Quixote para quadrinhos. Participou de diversos festivais de humor e em publicações catalográficas em países como a Bélgica, Turquia, Holanda e Itália. Além de difundir a Literatura de Cordel e publicar e comercializar folhetos, e outras publicações do gênero, foi coordenador, em diversas edições, do espaço destinado ao Cordel nas Bienais Internacionais do Livro do Ceará. *

(*) perfil adaptado do texto de apresentação de Max Krichanã

Para adquirir o Admirável... e conhecer mais do trabalho do autor: kleviana@ig.com.br


2 comentários:

  1. Olá Raimundo!

    aproveitando pra dar os parabéns aos seus posts todos, neste aqui só faltou dizer q o caba-da-peste emprestou pro livro dele o nome "Admirável Mundo Novo" (traduzido de uma edição de Brave New World) do British writer Aldous Huxley, fantástico desbravador de pensamentos e formas de ver as coisas. Assim como o Klévisson.

    Abração -- e estou para ir vê-lo, é só acertar uma boa data... (Max Krichanã)

    ResponderExcluir
  2. Grande Krichanã, fica aí o seu recado, a postagem necessária e "transversal".

    Agradeço as palavras, a amizade e, em breve, com certeza, darei notícias.

    Grande abraço

    Raymundo Netto

    ResponderExcluir