domingo, 29 de agosto de 2010

"Fawcett", de Colin e Diniz, editora Nona Arte


Clique nas imagens para ampliar!

Recebi — e já li — Fawcett, belíssimos quadrinhos em bom e velho P&B, ilustrado pelo mestre Flavio Colin (1930-2002) e roteirizado por André Diniz (1975), uma publicação que completa 10 anos, pela editora Nona Arte, especializada em quadrinhos e com diversos títulos premiados.

A história se passa na selva amazônica, 1925. O Cel. Percy Harrinson Fawcett, do Exército Britânico, e sua minúscula expedição de dois homens (um guia brasileiro e seu filho, o misterioso Jack) e dois cães, procuram pela legendária cidade perdida dos sobreviventes de Atlântida, índios de pele branca e cabelos ruivos.

A História, na vida real, registra que a expedição nunca mais voltou ou dela sequer se teve notícias. A história de Diniz, porém, quebra o silêncio e revela, num roteiro inteligente, a saga de um Fawcett encontrado por uma tribo de índios e forçado a casar-se com a pajé, e irmã do cacique, Pythia, a contragosto de ambos. A obcessão de Fawcett o faz tentar, mesmo assim, de todas as maneiras chegar à Muribeca, El Dorado, ou seja qual for o nome de tal civilização.

Uma mistura de aventura, suspense, mitologia e coragem. Uma receita de sucesso para segurar o leitor atento. Tudo isso, claro, devidamente ilustrado pelo traço original e artesanal desse carioca que esculpe em quadrinhos e que faleceu dois anos depois dessa publicação.

Sou fã do trabalho do Colin, desde que li, uma primeira vez, O Boi das Aspas de Ouro. Colin era um grande leitor e, acreditem, isso faz a diferença. Aliás, um bom exemplo para os nossos futuros quadrinhistas.

Creio que essa também é a boa fórmula experimentada pelo inquieto André Diniz que traça uma carreira sustentável nos quadrinhos por meio de muita pesquisa, leitura, investigação e, claro, de talento.

Quem quiser saber mais sobre o trabalho do André Diniz, dos títulos disponíveis para aquisição pela Editora Nona Arte e outros:

www.nonaarte.com.br

adiniz@nonaarte.com.br

P.S: Acabo de saber, pelo próprio André, que a Fawcett tem previsão de reedição pela DEVIR ainda este ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário