quarta-feira, 18 de março de 2015

"Domingo na Praça: jardim do samba", dia 22, na praça dos Leões


No próximo domingo, 22 de março, o Movimento Cultural Domingo na Praça abre seu planejamento para construção e participação junto a sociedade civil.
Após três edições realizadas na Praça dos Leões, também conhecida como Praça General Tibúrcio (nome oficial), essa quarta edição vem trazendo a narrativa da construção coletiva e colaborativa das ações de conscientização dos espaços públicos, manutenção e ocupação política social e cultural.
Desde o dia 11 de janeiro, diversos produtores culturais, estão juntos pensando em diversas propostas de programações que retratam o valor histórico que permeia toda a praça, local que recebe apenas uma pequena manutenção de limpeza, vinculado à grande movimentação do gente no centro da Cidade. Só que além de lixos casuais a Praça precisa de uma limpeza mais especializada pois é usada como banheiro pela população noturna que vive nas praças adjacentes. Além disso não existe nenhuma ação voltada para o jardim, nem manutenção das estrutura do passeio, pintura do coreto e escadas que contornam a Praça.
Histórico
No dia 11 de janeiro foi realizado a primeira edição do Domingo na Praça com as apresentações do Coletivo Maloqueria, Dub Foundation Sound System e o Dub Movement. Cerca de 500 pessoas presentes no entorno.
A segunda edição trouxe ao público o desejo de cuidarmos do espaço e envolvermos os transeuntes na participação do evento com a “Lavagem do Coreto” e logo em seguida a programação contou com a apresentação do grupo de Samba, formando por amigos.
Continuando ocupando e debatendo o fator histórico da Praça dos Leões, a terceira programação não poderia de pautar e trazer a relação histórica dos negros com a igreja Nossa Senhora do Rosário: “Domingo na Praça, Brincantes do Rosário”. A programação contou com a apresentação do Maracatu do Solar e com a discotecagem do Dj Amado (Cabo Verde), além do debate “Movimentos de Ocupação dos espaços Públicos em Fortaleza” que teve como convidados representantes do poder público entre produtores e culturais.
Objetivo
A Praça é um local privilegiado do cidadão fortalezense com inestimável valor histórico e patrimonial pelos prédios ao seu entorno, lindo espaço bucólico resistente numa cidade que escandalosamente vem depredando o patrimônio e seus ambientes.
A convivência com a dinâmica da Praça nos levou a propor com outras entidades, empresas e cidadãos comuns o desenvolvimento de um Laboratório de Ocupação de Espaço Público, tendo como foco principal a Praça General Tibúrcio. Com isso criamos a ação cultural DOMINGO NA PRAÇA.
Serviço
Domingo na Praça - Jardim do Samba
Horário: das 10h às 16h
Local: Praça dos Leões - Centro 
Mais informações: domingonapracace@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário