terça-feira, 28 de janeiro de 2014

AlmanaCULTURA IN Dica: "O Lobo de Wall Street", de Martin Scorsese


Não vou mentir... adorei essa cena!
O Lobo de Wall Street é mais um filme do veterano Martin Marcantonio Luciano Scorsese, cuja filmografia já fala muito de si.
Assisti sem muita vontade, nem disposição, mas me surpreendi com o resultado.
Sinceramente, não é um filme que agrada facilmente, e por isso mesmo creio que essa ousadia faça boa diferença.
O personagem Jordan Belfort, muito bem interpretado por Leonardo Di Caprio (acho, sempre achei, que o Di Caprio é bem aquilo ali mesmo) é, no início, um jovem ambicioso que deseja chegar ao topo, ser rico, que acredita (e comprova) que dinheiro é a porta para (quase) tudo.
Torna-se um corretor de valores. É quando pensa que finalmente teria início sua subida a tal topo, mas é quando acontece o "Black Monday", o pior dia de quedas da bolsa após o famoso "crack" de 1929, e ele fica sem chão, descobrindo uma oportunidade de ação por meio de investimentos em ações-tostões, uma espécie de "bolsa de valores genérica", de negócios perdidos, que dá muito certo... para ele. Decide então juntar amigos e montar uma nova empresa. Treina a turma e se dão super bem, ganhando muito, muito dinheiro, e vivendo com os companheiros uma vida hedonista, completa de prazeres fugazes, até começarem a ser investigados pelo duríssimo e incorruptível F.B.I. Só vendo.
 O filme é tomado por cenas com strippers, de sexos grupais, muuuuita chupeta e cheiração, drogas para todos os gostos, viagens, sadomasoquismo (inclusive o próprio Di Caprio guardando uma vela em sua arandela de fundo), dentre outras obscenidades politicamente depravadas que subvertem a ilusão hollywoodiana de um paraíso moralista norte-americano. Aliás, os Estados Unidos bem que merecem sua Wall Street, desse jeitinho assim, consumista, capitalista e debochada.


P.S.: Mas, Scorsese, você bem que poderia ter feito alguns cortes... Looongo... 

2 comentários:

  1. Raymundo, nem achei o filme tão longo assim. A impressão que me deu é que passou como num piscar de olhos, heheh! Abraço.

    ResponderExcluir