segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lançamento IMPERDÍVEL (HOJE - 1º de junho): "O Cravo Roxo do Diabo": o conto fantástico no Ceará, organizado por Pedro Salgueiro


“O Cravo Roxo do Diabo”:

o conto fantástico no Ceará

(Expressão Gráfica e Editora/ Selo Edição do CAOS)


Organização de Pedro Salgueiro

e pesquisa de Sânzio de Azevedo, Pedro Salgueiro e Alves de Aquino (o Poeta de Meia-Tigela)


— ganhador do V Edital de Incentivo às Artes da SECULT —


O FANTÁSTICO em 130 contos, 60 poemas e

17 recortes de romances cearenses.


A maior e mais completa coletânea do gênero no Estado!


Data: 1º de junho de 2011 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: SESC/SENAC Iracema (Rua Boris, 90 – ao lado do Dragão do Mar)

Apresentação: Entrevista de Carlos Vazconcelos, no projeto “Bazar das Letras do SESC”, com o organizador e pesquisadores da obra.


Durante o coquetel acontecerá a sessão de autógrafos


Sobre a obra: Incansável, obstinado vampiro de antiguidades, o neopesquisador Pedro Salgueiro (também praticante do fantástico) se deu a missão de vasculhar o passado impresso (livros, revistas, jornais), à cata de obras fora do realismo. Porque, na verdade, só existem duas categorias de literatura: a realista e a não-realista ou fantástica. Não satisfeito com o que encontrou nas bibliotecas públicas de Fortaleza, empreendeu viagens aos mais distantes porões da memória. Certamente não encontrou tudo, porque tesouros estão bem enterrados e muitos talvez nunca sejam localizados. Descobriu [com o auxílio de Sânzio de Azevedo e do Poeta de Meia-Tigela (Alves de Aquino)] poemas, contos, crônicas e romances que vão do absurdo mais arrepiante à irracionalidade mais contagiante. (...) Não se tem notícia de obra tão abrangente no Ceará e mesmo no Brasil. Coletâneas de contos fantásticos há muitas. No entanto, nesta coleção há muito mais do que narrativas curtas de mistério, horror, espanto. Salgueiro arrancou do fundo da terra – como um coveiro imortal, sempre a cavar o chão, embora enterre os mortos (seria melhor dizê-lo, pois, arqueólogo) – peças literárias criadas pela banda sórdida da imaginação humana.

Nilto Maciel

escritor e pesquisador em literatura

Apoio Cultural

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Serviço Social do Comércio SESC/CE

2 comentários:

  1. Estou divulgando na rede, amigo.
    Feliz por vê-lo em breve!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Deveras fantástico! Gostaria de estar em Fortaleza para participar desse evento. Não vejo a hora de conhecer a obra, e estou espalhando por aqui...Um abraço,e obrigada por me enviar.

    ResponderExcluir