domingo, 1 de maio de 2011

"Seu Dia, Meu Dia", crônica de João Soares Neto para o Diário do Nordeste


Hoje é o Dia do Trabalhador. É o meu dia. Aos 14 anos comecei a ajudar meu pai. Daí, não parei mais. Fiz uma faculdade pela manhã e outra, à noite. As tardes eram de trabalho. Escrevia, remunerado, para o Correio do Ceará e era correspondente da Carta Econômica do Nordeste, de Recife.


Formado, emendei em um curso de doutoramento na UFC que me tomou dois anos sem resultado. O MEC desativou o curso. Tentei ser advogado. Deram-me um trote: receber uma dívida difícil no Cariri. Fui lá e voltei com o dinheiro. O cliente não acreditava. Depois, conclui que andar pelo Fórum não era para mim. Abri, com coragem e disposição, uma empresa de administração. A empresa era eu. Quando precisava de suporte valia-me do colega de turma Ananias Josino Lobo, meu mais antigo e querido amigo.

Fernando Távora era presidente da Companhia Cearense de Sondagens e Perfurações/Cocesp, depois Companhia Cearense de Saneamento/Cocesa e me pediu ajuda. Fui ser gerente administrativo. Fechei as torneiras. Com cara de menino, falava grosso. Logo depois, Danilo Marques me apresenta a Elano Paula que tinha pendência de um ano no BNH, no Rio. Em quinze dias, resolvi tudo. Voltei de rumo mudado. Havia um sonho de grupo econômico, mas, depois de três anos, pedi para sair. O jogo era denso e eu queria ser livre, fazer o que me importava. Elano não se surpreendeu e disse: já adivinhava, boa sorte. Não foi bem assim, passei ainda alguns anos como sócio do engenheiro Nisabro Fujita.


Uma segunda-feira, sem razão especial, disse para ele: quero trabalhar só. Repartimos o que tínhamos, sem nenhum problema. Agora, era eu e o desafio. Fiz-me de forte, estudei, pesquisei, inovei, viajei muito e descobri-me trabalhador. Hoje, dezenas de anos depois, reconheço-me como lutador nato, embora tenha assinado mais de 25.000 carteiras de trabalho. O faço com alegria. Acerto e erro. Estudo, compartilho, distribuo, diariamente, recortes de revistas e jornais, escrevo e-mails com ideias sobre o que acho certo ou errado. Por isso, hoje é o meu dia, o seu dia e de todos aqueles que trabalham, de verdade. Acredite e lute pelos seus sonhos.


Não desanime nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário