sábado, 21 de agosto de 2010

"Tex no Brasil", de G.G. Carsan



G.G. Carsan, um Cosplay que fala!



Alô, texianos de todo o Brasil, lança-se em todos os rincões e pradarias (note: não falei em padarias...) deste imenso país, pela Sal da Terra editora, de João Pessoa, Paraíba, a obra Tex no Brasil: o grande heroi do faroeste, de G.G. Carsan.

G.G., ou melhor, Geraldo Guilherme, fotógrafo de profissão e amante dos quadrinhos de Tex, por conta própria se aventurou em elaborar e desenvolver este livro que tem 300 páginas e o prefácio escrito por Gervásio Santana de Freitas, responsável pelo Portal TexBR (www.texbr.com).

G.G. não é apenas um colecionador, mas um incentivador dos motivos e valores que movem o ranger americano.

Essa paixão, que traz desde menino, e prova (no livro tem uma foto sua aos 10 anos vestido a la Tex, o que faz até hoje), o fez ter vários contatos com Sérgio Bonelli (que também aperece-nos em entrevista exclusiva), proprietário da editora responsável pela publicação do heroi (criado por Giovanni Luigi Bonelli, o pai dos quadrinhos italianos, e desenhado por Aurélio Galleppini, o Galep), desenvolver roteiros (inéditos) e realizar as Expo-Tex, eventos de divulgação do fumetti italiano que completa, em 2010, 62 anos.

No livro, o leitor vai conhecer os principais desenhistas, roteiristas do personagem, saber mais das características de seus parceiros (Kit Carson - o "Cabelos de Prata"-, Kit Willer, Jack Tigre), amigos (Pat Mac Ryan, Jim Brandon, Montales, El-Morisco) e, claro, inimigos (Mefisto, Yama, Tigre Negro, Macredy, Ruby Scott), e, enfim toda essa gente bacana que desfila nas páginas em preto e branco (lindíssimas diga-se de e da passagem) do oeste texiano.

Com ilustrações, inclusive algumas coloridas e outras inéditas (na contracapa uma ilustração do cearense Fred Macedo), Tex no Brasil ainda se dá ao luxo de explicar as razões do sucesso da Tex, descrever quem são seus leitores, compradores, editores, fazer um estudo das capas, falar sobre os temas abordados na revista, curiosidades, as viagens e o currículo (?) do heroi. Não há dúvida que a obra de Carsan certamente é referência obrigatória para quem deseja conhecer um pouco mais da verdadeira saga do "Águia da Noite" que é a sobrevivência no mercado brasileiro de quadrinhos.

Adiós, amigos!

Para adquirir o livro e maiores informações: g.g.carsan@gerafoto.com


Um comentário:

  1. Muito agradecido por seu testemunho, caro Raymondo Netto. Fiquei muito orgulhoso.
    Foi um prazer conhece-lo e espero reve-lo em breve na sua Fortal.
    Forte abraço

    ResponderExcluir