sábado, 8 de novembro de 2014

Lançamento de "Mensagens Enviadas Enquanto Você Estava Desconectado", de Raisa Cristina


Clique na imagem para ampliar!
As relações no espaço sideral e virtual ganham escritos, imagens e texturas no primeiro livro da artista visual e escritora Raisa Christina. Mensagens Enviadas Enquanto Você Estava Desconectado destaca, em letras e cores, a geografia dos afetos. Publicada pela editora Substânsia, a obra traz textos que transitam entre poesia, conto e crônica.
O lançamento é amanhã, às 17 horas, no restaurante Mambembe: comida e outras artes, com sessão de autógrafos, apresentação musical dos irmãos Colares (Vitor e Rodrigo) e irmãos Saraiva (Bruno Rafael e João), além de performance do bailarino Edvan Monteiro.

“Esse livro é um manual de ciências naturais do sentir, que calcula a gravidade baseado na textura da pele, que mede a velocidade pela latência da espera por uma visita ou uma resposta”, escreve Bianca Ziegler na orelha do livro.
Raisa explica que sempre se interessou por eventos e notícias relacionados à astronomia. Escrever um livro de ficção foi uma forma de ressignificar tudo isso. Com títulos que trazem termos que se referem à geografia, o livro combina terrenos, distâncias, nuvens e clima ao mapa de afetos dos corpos. Nessa narrativa, a escritora une os fenômenos naturais à sutileza dos encontros. O resultado é o encontro entre acidentes geográficos, mas também humanos.
“São coisas que aparentemente distantes, mas eu acho que, de alguma forma, essas notícias acabam brincando com a ideia do que está perto ou longe. Com a Internet, os aplicativos dão a impressão de que você pode estar perto de alguém do outro lado da rede”, diz.
Corpos-paisagem
Raisa esclarece que, embora dialoguem entre si, os desenhos do livro não foram feitos para os textos. Na obra, as imagens não são acessórios das crônicas. Como os escritos, elas têm força própria: “Eles estão no mesmo nível. A apreensão do texto muda ao lado da imagem, assim como a gravura é transformada pelo texto.”

Todos os desenhos apresentam figuras humanas em linhas que se misturam a outros seres ou ao espaço. “Compreendo o corpo humano também como uma paisagem. Quando vou desenhar alguém, tenho de estar muito conectada aos traços, às rugas, aos aclives e declives de cada corpo”, afirma.
Responsável pelo projeto gráfico, Diogo Braga conta que Mensagens Enviadas Enquanto Você Estava Desconectado tem algo de cinematográfico: “É como uma junção de curtas-metragens. Consigo imaginar as pessoas dos desenhos como um conglomerado de personagens.”
Primeiro livro de Raisa, a obra mistura astronomia, paixão e física. É um livro para conexões rápidas e lentas, para o on e offline. E para quando a bolinha verde acesa no computador causa terremoto. (por Eduarda Talicy para o Vida e Arte de O POVO)

SERVIÇO 
Mensagens Enviadas Enquanto Você Estava Desconectado
Autora: Raisa Christina
Quando: amanhã, às 17 horas
Onde: Mambembe (rua dos Tabajaras, 368 - Praia de Iracema) 
Quanto: R$ 30


Nenhum comentário:

Postar um comentário