sexta-feira, 7 de novembro de 2014

"A menina de Alfred Guillou", de Juliane Elesbão


Hoje pela manhã, eu recebi das mãos da amiga Juliane Elesbão, mestranda em Literatura pela Universidade Federal do Ceará, um exemplar da antologia poética Poesia Livre - 2014: concurso nacional novos poetas, organizada por Isaac Almeida Ramos e publicada pela editora Vivara, na qual ela tem uma participação: "A menina de Alfred Guillou*", para leitura, a seguir:

(*) Alfred Guillou (1844-1926), pintor francês, cujo temas favoritos são retirados do cotidiano do porto e locais de pesca.

A percorrer veredas obsoletas,
Enxergando cegamente (?)
Deparo-me com este rosto cálido,
Estranho...

Essa menina que me fita,
       - Que me direciona esse olhar amorfo, intrigante,
Mostra-me a busca eterna da compreensão.
De quê? Não sei, enfim!

Por um instante, permaneço paratópico,
Mirando-a devotamente
A lhe perguntar:
         - E este olhar cândido e perdido, menina?
         Que mistério te envolta?
          Na vida, muito é nada nítido
          E pouco é muito visível.


As ilustrações são telas de Alfred Guillou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário