sábado, 25 de setembro de 2010

Lançamento "Juvenal Galeno: obra completa", dia 27 de setembro na Casa de Juvenal Galeno



Clique nas imagens para ampliar!

Lançamento Juvenal Galeno: obra completa, aniversário do Poeta e da Casa, Noite das Violas e entrega dos manuscritos da única peça escrita por Galeno, em 1859, e editada, pela primeira vez, na Coleção Nossa Cultura:


Data: 27 de setembro de 2010, a partir das 19horas

Local: Casa de Juvenal Galeno (rua General Sampaio, 1128, Centro - ao lado do Theatro José de Alencar)

Apresentação da Coleção: Sânzio de Azevedo

Sobre Juvenal Galeno: obra completa

A Coleção Juvenal Galeno: Obra Completa faz parte da série Memória da Coleção Nossa Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, planejada por ocasião das comemorações dos 90 anos de fundação e de ação cultural da Casa de Juvenal Galeno (1919-2009), residência construída pelo Poeta, em 1888, e que ele assistiu ser transformada em centro cultural, por atenção de suas filhas, Henriqueta e Julinha Galeno, no ano de 1919 (Juvenal faleceu em 1931, aos 95 anos incompletos).

A Casa sempre teve seus saraus e eventos frequentados por artistas e intelectuais, locais e nacionais — com ênfase nas décadas de 30 e 40 do século XX. Também na Casa, surgiram e se reuniram diversas associações e entidades de cunho literário, popular e folclórico como o Clube dos Poetas Cearenses (nos anos de 1970), Academias de Letras (Academia de Letras do Ceará, Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, etc.), a Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno (fundada em 1936 pela própria Henriqueta), o Centro de Cordelistas do Ceará e outros mais. Firmou cada vez mais o seu papel, evidenciada sua natureza popular, de difusão e incentivo à cultura local, ao acolher escritores, jornalistas, pesquisadores, estudantes, interessados em geral, e ao promover as tradicionais Noites de Viola e preservar e disponibilizar o rico acervo da biblioteca de Juvenal Galeno e de Mozart Monteiro.

Aspirávamos produzir um trabalho que fizesse jus à memória do Poeta, principalmente em respeito às comemorações dos noventa anos de fundação da Casa de Juvenal Galeno e que servisse de referência aos futuros pesquisadores, pois cremos que esta Coleção provocará o surgimento de investigações e análises mais aprofundadas, elaboradas e relevantes sobre Galeno. Na Casa de Juvenal Galeno, por certo, muito se há por fazer, descobrir e revelar. Não se enganem, é mesmo um convite.

Modestamente, dirigimos nossos esforços em abrigar em Juvenal Galeno: Obra Completa todos os títulos publicados, a maioria, em forma de livro durante a sua vida, ou em caráter póstumo: (1) Prelúdios Poéticos/1856, (2) Quem com Ferro Fere, com Ferro será Ferido/1859 (nunca impresso) e Canções da Escola/1871, (3) A Machadada:poema fantástico/1860 e A Porangaba:lenda americana/1861, (4) Lendas e Canções Populares/1865, (5) Cenas Populares/1871, (6) Lira Cearense/1872 e (7) Folhetins de Silvanus/1891, (8) Cantigas Populares/1969 e (9) Medicina Caseira/1969.

Alguns dos títulos são tão raros que nunca tiveram uma segunda edição, missão assumida pela nossa Coleção que traz Prelúdios Poéticos, marco do Romantismo no Ceará, Canções da Escola e o fac-símile da Lira Cearense.

Quem Com ferro Fere, Com Ferro Será Ferido, única participação de Galeno na dramaturgia, cuja encenação aconteceu pela primeira vez, em Fortaleza, em 1861, e que segundo o Dicionário Biobibliográfico do Barão de Studart “não foi impressa”, chegou-nos às mãos, quase por um acaso, por Fernanda Quinderé que, por sua vez, conseguiu o texto digitado por Marcelo Costa, pesquisador do teatro cearense, sobre o original manuscrito de Juvenal Galeno, parte do acervo pessoal do, também ator e pesquisador, Ricardo Guilherme. Não perdemos tempo e incluímos, na íntegra, a PRIMEIRA EDIÇÃO de Quem Com ferro Fere, Com Ferro Será Ferido, após 151 anos de sua produção. Um resgate documental de grande importância não só para a literatura, mas também para o teatro cearense.

Impacientes, no desejo de oferecer mais de Galeno para o leitor, introduzimos entre os títulos apresentados, estudos críticos (Sânzio de Azevedo, Batista de Lima, Dimas Macedo, Georgina da Silva e outros), discursos, pesquisas, cartas, originais, ilustrações, enfim, “pistas” para a maior aproximação do leitor com o Poeta, este tão profundamente humano que marcou de forma pioneira muito da história de nossa literatura.

Nesse afã, elaboramos, com fins de edição crítica, uma Cronologia Comentada de Juvenal Galeno, devidamente ilustrada, com ênfase na sua história, na sua obra e na sua Casa, configurando o aspecto crítico da Coleção apresentada.

Acreditamos que Juvenal Galeno: obra completa trata-se do melhor que já foi publicado de Juvenal Galeno, uma nova fronteira de resgate e preservação realizada com dignidade, dedicação e rigoroso compromisso, acolhendo o Poeta e à sua obra com o respeito e reverência necessários a quem faz cultura, e, ao mesmo tempo, um estímulo para que o mercado editorial, em especial o cearense, escolha outros tantos autores injustamente esquecidos e os tragam de volta para que brilhem nesse novo tempo.

Enfim, se não atingimos nosso objetivo, com certeza nos aproximamos bastante dele, mais do que poderíamos, não fosse o empenho e entusiasmo do Secretário da Cultura, Prof. Auto Filho, e de uma pequena equipe — em especial de Sânzio de Azevedo, de Antônio Galeno e, num primeiro momento, de Jorge Pieiro — à obra daquele que, nas palavras de Freitas Nobre, “foi um sopro de vida para o seu século”.

Raymundo Netto, organizador e coordenador editorial de Juvenal Galeno:obra completa

4 comentários:

  1. Parabéns! O projeto é maravilhoso e o evento muito belo!! Muito sucesso nos futuros trabalhos..

    ResponderExcluir
  2. Olá Raymundo Netto,
    Juvenal Galeno é o patrono de minha cadeira na ABLC.
    Sábado próximo, 19 de março, estarei dando uma palestra sobre o mesmo.
    Fazendo minhas pesquisas deparei-me com seu blog, o qual já sou seguidora e fiquei feliz com este projeto da obra completa de Juvenal Galeno.
    Um abraço,
    Dalinha Catunda

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, meu nobre. Belíssimo blog. E esse trabalho sobre Juvenal Galeno é digno de louvor. E ainda mais com a apresentação de meu Professor Sânzio. Um forte abraço.

    ResponderExcluir