quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Apresentação de Sânzio de Azevedo à "Prelúdios Poéticos" (1856), de "Juvenal Galeno:obra completa"



PRELÚDIOS POÉTICOS: ROMANTISMO E REGIONALISMO

Sânzio de Azevedo


Ministrando aulas no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará-UFC ou escrevendo em jornais e revistas de nossa terra, há mais de trinta anos tenho lutado contra uma lenda que teima em vir à tona, vez por outra. Essa lenda é a de que Juvenal Galeno só começou a fazer poesia de caráter popular depois de um conselho que recebera de Gonçalves Dias, que estivera no Ceará em 1859.


Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde), em livro cuja primeira edição é de 1928, depois de afirmar que a atividade literária no Ceará começou exatamente “com a chegada de Gonçalves Dias, refere-se aos Prelúdios poéticos, publicados por Juvenal Galeno no Rio, em 1856. E completa:

O estreante de 20 anos procurou naturalmente o grande cantor das selvas e dos índios. E este aconselhou ao poeta imberbe que se deixasse de versos acadêmicos e que procurasse no povo e na terra a matéria poética dos seus versos.[1]


É o caso de perguntar: se os poemas do primeiro livro do autor cearense nada tinham da musa do povo, em que Gonçalves Dias se teria fundamentado para dar esse conselho?


O pior é que um grande escritor cearense, nada menos que Antônio Sales, afirmou, num livro do final dos anos trinta, após falar do Romantismo:

Foi esse um áureo período do pensamento brasileiro. Juvenal Galeno, obscuro e mal aclimado ainda, entrou como pôde no torvelinho, e aos vintes anos (1856) publicava os seus “Prelúdios Poéticos”. Suponho nada terem de comum esses versos com o gênero a que Juvenal se consagrou depois, tornando-se inimitável. Tenho mesmo motivos para afirmar que os “Prelúdios” se cingiam muito de perto a modelos que não eram, como para uma grande parte dos poetas de então, Lamartine ou Byron.[2]


Note-se que o autor de Aves de arribação demonstra claramente não ter à mão o livro de Galeno, usando expressões como “Suponho” ou “Tenho mesmo motivos”. Infelizmente, durante muitos anos os Prelúdios poéticos, devido à sua raridade, eram inacessíveis, e com base principalmente na autoridade de Antônio Sales cheguei a acreditar fossem ainda neoclássicos os primeiros versos do poeta, não obstante sua convivência, na então Capital do Império, com Machado de Assis, Quintino Bocaiúva, Joaquim Manuel de Macedo e outros vultos do Romantismo brasileiro.


Foi então que um amigo, o saudoso bibliófilo cearense José Bonifácio Câmara, forneceu-me cópia do livro, em cuja folha de rosto se lê: “PRELÚDIOS POÉTICOS / de / Juvenal Galleno da Costa Silva / Natural do Ceará / (vinheta com uma lira enramada) / Rio de Janeiro / Typ. Americana de José Soares de Pinho / Rua da Alfândega n. 210 / 1856.”


Folheando esse livro, deparei-me logo com a presença avassaladora do Romantismo, não somente na dicção do poeta cearense, mas também nas epígrafes de Victor Hugo, Alfred de Musset, Lamartine, Alexandre Herculano, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Gonçalves de Magalhães e outros.


Os metros usados são típicos da corrente, como o decassílabo, em “Numa noite de luar”:


Ah, vem querida virgem, vem meu anjo;

Tão medrosa não fujas, cara amante!

Contempla o vasto mar, contempla a lua,

Ouve a onda gemer pouco distante.


Como o verso de sete sílabas, ou redondilho maior, em “O Cravo desprezado”:


Em teu raminho verdoso

Eras belo a vegetar!

Tão garboso, pelos ares

Doce aroma a espalhar.


Não falta o eneassílabo, verso de nove sílabas, em seu andamento anapéstico. É o caso de “A Enjeitada”:


Eu a vi!... Triste pranto banhava

Sua face tão linda e corada!...

Era jovem e já desditosa,

Era, oh Deus! uma triste enjeitada!...


Nem o hendecassílabo iâmbico-anapéstico, o mesmo que abre o poema “I-Juca-Pirama” de Gonçalves Dias. No livro do poeta cearense, temo-lo em “Cismar”:


E a lua vagava nos Céus infinitos,

Tão bela qual virgem sozinha pensando!

E eu era mui triste no adro do Templo

Na laje marmórea, na vida cismando!


É genuinamente romântico o poeta que, em versos cheios de amargura, derrama-se na confissão desses decassílabos do poema “Sou triste”:


Sou triste como a linfa suspirosa

Entre a selva de noite serpeando;

Sou triste como a rosa murchecida,

Que a fera ventania vai levando...


O subjetivismo, a tristeza explícita, as comparações, o vocabulário, a adjetivação, tudo nesses versos remete para a escola de Musset e Lamartine.


É verdade que, às vezes, ressumam leves reminiscências neoclássicas (o que é compreensível num leitor de Gonçalves de Magalhães), como neste trecho, em tetrassílabos (de quatro sílabas), de “Adeus, Aratanha!”:


Triste suspiro

Solto do peito,

Que da saudade

Jaz tão desfeito!


Mas diga-se a verdade: de neoclássico há aí unicamente o metro. Esse suspiro saudoso é característico da escola romântica, dentro da qual nasceu literariamente o jovem poeta.


Entretanto, não foi apenas Romantismo que encontrei nos versos desse livro: lá estão, vivas, se bem que ainda não em sua melhor forma, as notas regionalistas precursoras da poesia de raiz popular que haveria de consagrar Juvenal Galeno.


E antes que alguém afirme que os poemas do livro são ainda bisonhos, bem longe da arte de “A Jangada” ou do “Cajueiro pequenino”, lembro que em literatura há dois tipos de importância, a estética e a histórica. Os Prelúdios poéticos têm valor histórico porque abrigam os primeiros textos de caráter romântico e regionalista do poeta, inspirados pela musa popular.


Distante de sua terra natal, espraiava-se o bardo, em junho de 1856, nos heptassílabos de “A Noite de S. João”:


Em minha terra a estas horas

Eu sorria alegremente,

Tirava sortes co’as moças,

E brincava tão contente!

Era ledo e folgazão

Em noite de S. João!

Pulava destro e sorrindo

Por cima duma fogueira,

Aplaudido sendo sempre

Por menina feiticeira!

Brincava com tantas belas,

Por S. João ― compadre ― delas!


Era sem dúvida o prenúncio daquele poeta observador que, embora romântico, anotava de maneira mais ou menos realista todas as facetas do viver do nosso povo. No mesmo poema, há este trecho que revela a crença das jovens casadoiras:


Um sorriso de menina,

Que tirou sorte bonita...

Um suspiro doutra moça,

Que na sorte lê: ― desdita!...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Uma vai atrás da porta

Co’a boquinha cheia d’água,

Ouve um nome... é do seu noivo,

Tem prazer ou sente mágoa!


Também o homem do mar, que haveria de merecer-lhe versos duradouros, está presente nas rimas do estreante, como em “A Canção do jangadeiro”, na qual diz, entre outras coisas:


Rema, rema, jangadeiro,

Vai tua esposa abraçar,

Ver os tão tristes filhinhos,

Que já choram de esperar!

Rema, rema, jangadeiro,

Pobrezinho aventureiro!

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Tua esposa, cuidadosa,

Teus vestidos a enxugar,

Quanto é terna e desvelada,

Quanto é firme o seu amar!

Rema, rema, jangadeiro,


“A Canção do jangadeiro”, como vários outros poemas do livro, foi escrita no Ceará, em 1855. Desse mesmo ano é a “Cantiga do Violeiro”, que traz esta indicação entre parênteses: “poesia popular”, o que é significativo. É esse poema formado de versos de sete e de quatro sílabas:


Nas cordas desta viola

Quando toco e vou cantando,

Meu coração contristado

Em prazeres vai nadando.

A vida passo

Assim cantando,

Assim tocando

Numa função!

D’amor o laço

Já me prendeu!

Já se rendeu

Meu coração...


Não é fora de propósito imaginar que Gonçalves Dias, ao receber do então jovem poeta um exemplar de seu livro, viu que nele o que havia de mais original eram os poemas de cunho popular, daí, sim, o conselho para que o autor desenvolvesse essa faceta de sua inspiração.


Os Prelúdios poéticos representam, a meu ver, o marco inaugural, não da literatura cearense (pois sigo a opinião de Dolor Barreira, ao considerar como tal as produções dos Oiteiros, do tempo do governador Sampaio), mas do Romantismo no Ceará, o que não é pouco.


Ao enfrentar pela primeira vez o público ao qual se destinavam seus versos, o jovem poeta se apresentava timidamente, escrevendo com humildade palavras deste teor: “Quando lerdes este livro, lembrai-vos de seu título, da tenra idade de quem o escreveu, e sede indulgentes.”[3]


Diante de tudo que aqui foi exposto, não há razão para que se repita a afirmação infundada de que os Prelúdios poéticos nada tinham de romântico ou de regional.


Juvenal Galeno, já em seu livro de estreia, fazia palpitar, ainda que timidamente em seus versos de principiante, a alma do povo cearense, da qual ele seria, nove anos mais tarde, o legítimo intérprete, nas Lendas e canções populares.



[1] LIMA, Alceu Amoroso. Estudos. Segunda Série. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1934, p. 100.

[2] SALES, Antônio. Retratos e lembranças. Fortaleza: Castro e Silva, 1938, p. 39-40.

[3] GALENO, Juvenal. Prelúdios poéticos. Rio de Janeiro: Typ. Americana, 1856, p. 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário