sexta-feira, 18 de junho de 2010

"O Escritor de Aluguel", crônica reportagem de Raymundo Netto para O POVO


http://digital.opovo.com.br/reader2/

1º de junho de 2010 – 8h p.M.

Dá-se a noite. Um projétil disparado adianta-se pela janela desgradilhada de meu apartamento. Corro na esperança de ver ainda, mesmo em fuga, o vândalo. Antes, o guincho de pneus e mais nada. Ninguém. Nem sinal. Calçadas vazias, portões cerrados, tristes iluminantes empalidecem a avenida movimentada de expedições.


Volto à mesa e encontro o petrecho sob a cadeira: uma pedra envolvida por uma folha de papel. Mais clichê que isso, só mesmo a “passione” de um autor global. Em diligência, examinei a pedra, uma vagabundinha dessas que nem para fins de peso de papel serve... Desfiz as amassaduras revelando uma mensagem curta silabada em recortes de revistas: “PREC i Só FalAR com vC imediA tAmente! Não FALE nada SOB Re isso com NINGUÉM nEM PENSE em não DAR as CARAS!”

Logo mais um endereço, um horário, uma ameaça recidiva: “NE m PENSE!


Engano?, brincadeira?, trote?, armadilha? Poderia ser tudo ou um pouco de qualquer coisa. Poderia ser somente nada, mas fiquei curioso, coisa normal: “Droga”, pensei, “fosse e-mail, eu deletava!”

Provavelmente o arremessante previa isso, o que intrigava mais ainda.

O dia veio e eu não dormi.


2 de junho de 2010 – 10h a.M.

No trabalho, desatentava-me. Meus olhos, de quando em quando, fixavam-se no papel amarrotado em cima da mesa. Não conseguia parar de pensar no que fazer e no que poderia haver por trás daquilo.


Procurei na textura do papel, nas letras cuidadosamente recortadas à tesoura, nos traços à régua em lápis HB ou na cola branca que as fixava, coser um raciocínio que pusesse qualquer luz sob o caso... mas vingava o perseverante nada. Sentia-me perdido e, tão nessa perdição, mergulhei na obviedade do escuro e decidi: eu vou!


2 de junho de 2010 – 3h p.M.

Nem precisava, mas ainda recebi um e-mail do tal estranho, cujo endereço me parecia criado com a função de conservar seu anonimato: mensagemdepedra@gmail.com.


Pedia que, para facilitar meu reconhecimento, tivesse à mão um exemplar de “Memória do Espantalho”, do Francisco Carvalho. Bem, agora eu tinha a certeza de não se tratar de brincadeira de amigos. O sujeito nem me conhecia. Por outro lado, tinha meu endereço eletrônico. Como?


2 de junho de 2010 – 9h p.M.

No caminho, ouvia as dolentes “Bachiannas nº. 5”. Confesso: tive medo.

O encontro seria na Ponte dos Ingleses. Por que na Ponte? Por que o Carvalho? Por que eu?

****

A Ponte, como sempre, às escuras melancolias. Apenas o mar, a não balançá-la, ainda, cuspia-lhe, no encontro das vagas, o sal do pedregal da Iracema ex-boêmia. Sentado, ao frio ventanejar, lembrei as vesperais de sábado na mocidade, auscultadas as poesias, músicas e sonhos reduzidos ao pó das areias cobertas por duros mosaicos. Por instantes, olhei para trás, como há muito me proíbo, e a vi, cabeça deitada em meu colo, cabelos a tingir o velho jeans que apertava, olhos fechados para este mundo — mesmo mundo condenado e aprisionante —, a cantar que se ia embora, que amor não chorasse, que se voltasse era para ficar. Voltou nunca. “Nunca” é uma das palavras mais desesperadoras do dicionário.

****

De repente, aconteceu e ele chegou-me pela voz doutro: “Um dia as reminiscências do morto/ recomeçarão a longa travessia pelas salas desertas/ onde a memória sangra”.


Olhei-o espantado. Tinha cerca de vinte oito anos — não mais —, pele clara, cabelos volumosos e os aros plásticos dos óculos coloridos. Não apresentou-se, apenas afirmou enquanto sentava, bem desconfiado, ao meu lado e por trás de um poste: “o Carvalho é o melhor. Dos poetas, sem dúvida.”

Fui direto ao ponto: o que, quando, como, onde e por quê?


O rapaz não me olhava nos olhos e falava, embora com segurança, quase a murmurar. Perguntou-me se eu era escritor de aluguel. “Escritor de aluguel, o que é isso?”, perguntei. Ele riu, provavelmente por achar que se tratava de falsa inocência. Olhou-me e brincou: “Ghost-writer, Gasparzinho...”


Neguei ser “ghost-writer”, escritor de aluguel ou qualquer coisa do tipo e perguntei o porquê da dúvida. Contou-me que havia lido, apenas por gostar de futebol, as duas crônicas que escrevi sobre a Copa, e estranhou: “escrever duas vezes sobre o mesmo tema é coisa de escritor de aluguel...”


E se fosse, por que o interesse?

Revelou ser “também” escritor de aluguel, negócio rentável, “frila”, não paga impostos, trabalha em casa, faz seu horário, é seu próprio patrão. Com a “efervescência” cultural dos dias atuais, não dá mais conta sozinho, pensa em terceirizar para satisfazer a demanda e não perder clientela. Precisava de “colaboradores”, sabedores do ofício, além do quê, cansara de deletar de seu e-mail meus convites eletrônicos de eventos literários. Aliás, como havia o conseguido? “Ah, meu amigo, eu também tinha os meus segredos...”


Pôs-se, então, em digressões surpreendentes: Não entendia o interesse de tais “escritores” em divulgar literatura. Seria bem mais lucrativo escrever auto-ajuda, guias de sobrevivência e de turismo, livros para adolescentes... “Ô, povim burro!”.


Interrompendo, disse-lhe nunca o ter encontrado no meio literário, em canto nenhum, ao que me respondeu que não vai a lançamentos de livros, primeiro por ser muito chato, e, segundo, para não constranger os clientes “Que diabos de ‘fantasma’ eu seria?” Ademais, não via menor graça em literatura cearense: “Parece que não entendem que existe uma grande diferença entre ser escritor e ser alfabetizado.”


Curioso, perguntei se havia mesmo tanta procura assim. Não acreditava nisso, juro!

Perguntou-me se eu conhecia o livro [...]. Sim, o conhecia. É do [...]. Foi muito comentado nos jornais e em resenhas de revistas, na época do seu lançamento. Riu-se: “Você conhece algum livro dele antes desse? E depois, ele lançou mais algum? Não? Pois bem: cliente!”


Tinha também, segundo ele, outro “cliente” que ficara deprimido após contratá-lo em duas ocasiões, mas que, imprimindo seus livros em gráfica para reduzir custos e não contratando editora especializada, não alcançou boa vendagem e mesmo indo, por um bom tempo, a todos os lançamentos da OBOÉ (sempre ia com um paletó risca de giz azul marinho e na gravata cor vinho trazia um broche com uma pedra vermelha em forma de flor) nunca fora seu trabalho reconhecido. Tentou aconselhá-lo a procurar uma editora e coisa e tal, mas com assessoria administrativo-financeira era mais caro...


Continuou revelando que outros mais, a princípio, contrafeitos, o procuravam pedindo “revisão” ou “estabelecimento de texto”. Na verdade, subentendia-se “reescreva essa porcaria e a faça parecer literatura decente!” Alguns, continuava, ligavam a pedir sugestões, argumentos, ideias ou soluções para desenvolvimento de romances (a maioria dos clientes é romancista ou cineasta). Rindo, confessou-me que bastava dar uma olhadela nos jornais locais e a ideia estava lá: à caneta do jornalista mal remunerado e não reconhecido, a trama passional de um romance de sucesso! Começo, meio e fim. “Esses escritores não leem — ou melhor, apenas SE leem — e dá nisso. Temos que assessorá-los para garantir que, no futuro, os doutos das letras possam ter matéria para produzir seus ensaios”.


Melhor: após a tal “revisão” o próprio autor se surpreendia, e na cegueira da sua vaidade acusava: “E não é que ficou muito bem escrito? Pensando bem, essa é uma obra-prima. ESTOU melhorando a cada dia...” Não ligava: se pagassem, e pagam muito bem — menos pelo serviço; mais pela discrição — para o “fantasma” está certo. O “autor de fachada” prefere até não colocá-lo nos créditos, pois sentiria um “insegurançazinha”... Aliás, percebera com a rotina comercial que a diferença entre o “Ghost-Writer e o “Live-Writer é apenas a vaidade. “O escritor, o que não escreve, mas o que simula, é um boneco nas garras da editora gananciosa.”


Não entendia também por que algumas pessoas com carreiras tão bem sucedidas em áreas, para ele mais respeitosas, como médicos, advogados, empresários e políticos insistiam em se apresentar ao público como escritores se isso é o que eles, de fato, não eram. “Afinal, ‘mã’, que graça tem em ser escritor? Auahauauahaua” — pausa para a sinistra risada do jovem “fantasma” — “Ao escritor, coitado, vítima de suas próprias ficções, só os louros, verdura que murcha depressa”.


3 de junho de 2010 – 10h a.M.

Na noite anterior nos despedimos, com alguma aflição, sem promessas de reencontro. O rapaz, cujo nome não me foi permitido, deixou-me um cartão com um ex-libris medieval impresso e o número de caixa postal, e só! No verso do cartão, porém, um endereço curiosamente datilografado de um pretenso cliente anônimo. Movido novamente pela curiosidade — tenho que acabar com isso... —, dirigi-me ao local e fiquei de tocaia, quase envergonhado, por trás de uma castanholeira na calçada. Do portão, pude vê-lo (a) surgir e passar coçando o queixo nervoso, como de costume, e não acreditei que ele (a) também era mais uma vítima do “fantasma”, habitante sombrio dos porões trevosos do submundo da literatura!

O Rei continua nu e mandei colocar cortinas na janela.



Raymundo Netto que não tem peito de aço, não faz revisão, não sabe de nada, nem recebe ligações ou encomendas, mas que atende pelo e-mail raymundo.netto@uol.com.br e mantém o AlmanaCULTURA, um singelo blogueto.

5 comentários:

  1. Juro que não sei se esse texto é ficção ou realidade ou os dois ou um só...Só sei que você seria um excelente “Ghost-Writer”. rsrs Parabéns, a cada dia você me surpreende mais.

    "O Rei continua nu e mandei colocar cortinas na janela."

    “Ao escritor, coitado, vítima de suas próprias ficções, só os louros, verdura que murcha depressa”.

    ResponderExcluir
  2. Caro Raymundo Netto,

    Parabéns pela crônica.
    Também fui um "ghost-writer" no passado.
    Entre as minhas atribuições, nos anos oitenta, na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, como médico-sanitarista, figurava a de redigir discursos oficiais de autoridades.
    Na década de 1990, elaborei mais de uma dúzia de memoriais para colegas que prestaram concursos para o magistério superior: tarefa não assinada, fora do meu CV, e não remunerada, mas valendo pela satisfação de ajudar e de ser útil; adicionalmente, essa experiência foi enriquecedora por permitir publicar o livro "Elaboração de Memeorial", obra esgotada.
    Atenciosamente,

    Marcelo Gurgel

    ResponderExcluir
  3. E essa figura passante, coçando o queixo...? Sei não! Mas tive uma visão.

    Muito boa, Raymundo. Principalmente por deixar o leitor no cruzamento REALIDADE / FICÇÃO. Mandou bem.

    ResponderExcluir
  4. hahaha

    Que visão foi essa, Carlos? Não se iluda...
    Obrigado pelo comentário.
    Obrigado também à Rô (e suas citações bem escolhidas), ao Pedro (que visitou, finalmente, o AlmanaCULTURA) e ao Marcelo (com CV de writer).

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir