sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VII Mostra de Teatro Transcendental em Fortaleza (18 a 23 de agosto)


A cultura em nome da paz, do amor, da solidariedade e do comportamento ético em seis dias de apresentações teatrais, tendo como fio condutor principal mensagens positivas que incentivam uma postura transcendental do ser humano. É com essa proposta que a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chega à sua sétima edição com o tema "Ética".

Além das apresentações no TJA, serão realizadas ações paralelas, como uma Mostra Itinerante, com exibições especiais em 13 municípios do interior do Ceará e em terminais de ônibus da capital. Dentro da programação da Mostra, também será realizada uma Feira Solidária e um concurso cultural de desenhos entre os alunos da rede pública de ensino de Fortaleza. Os ingressos individuais para os espetáculos poderão ser adquiridos com a doação de dois quilos de alimento a partir do dia 4 de agosto nos shoppings Aldeota, Via Sul, Iguatemi, North Shopping e Benfica.

Na quarta-feira, dia 19, o pesquisador Paulo Ess ministrará a palestra “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido – Um Teatro do Bem. Na quinta-feira, dia 20, a diretora e roteirista Suzy Elida falará sobre “O Ator e a Espiritualidade”, e na sexta-feira, dia 21, Saliba Filho, diretor da ONG Ser em Cena (SP), ministrará uma palestra “O Teatro sobre a perspectiva do trabalho de reabilitação com os afásicos”. Todas as palestras são abertas ao público e serão realizadas às 16 horas no Foyer do Theatro José de Alencar.

Para o público infantil a programação também está garantida. As sessões do espetáculo “Histórias para Aprender e Sonhar”, do bonequeiro Aristides, acontecerão nos dias 22 e 23, às 16 horas, no pátio nobre do TJA.

O resultado da arrecadação de alimentos provindos dos espetáculos será doado para seis instituições filantrópicas: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Semente de Amor, Artesanato Vocacional Escola (Ave), Toca de Assis, Lar Torres de Melo e Polo Bezerra de Menezes.

Na programação da sétima edição da Mostra estão agendadas ainda apresentações nos terminais de ônibus de Fortaleza e a realização de três workshops para alunos do curso de teatro do Theatro José de Alencar, com vagas abertas ao público.
No Theatro, também será montada a exposição “Ética”, onde o público poderá votar nos desenhos enviados para o Concurso de Cartazes. O concurso conta com a participação de estudantes das escolas profissionalizantes do Estado e o vencedor será premiado com um computador. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Educação do Estado/SEDUC.

VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
Dia: 18 a 23 de agosto de 2009
Local: Theatro José de Alencar
Ingresso individual: 2 quilos de alimento não-perecível
Mais informações: (85) 3260. 5140/8745.0634 (Isabelle Bento)/ 8879.8474 (Mauro Costa)

Um comentário:

  1. Que utilizemos a cultura como instrumento de conhecimentos hisóricos. Tal assertiva comunga com a postagem no Blog.

    ResponderExcluir