terça-feira, 22 de junho de 2010

"Eu Sou Contra José de Alencar!", de Raymundo Netto (reprise)


Entendo que o título deste breve artigo possa causar estranheza no leitor, mas não se preocupe que explicarei, rapidamente, a razão de tal rompante. Caso, mesmo após a devida justificativa, não me perdoe, paciência...


Na verdade, eu sou é contra a mudança do nome do bairro Alagadiço Novo para José de Alencar. Ah, você não sabia? Pois sim, li no jornal que a Câmara Municipal, dia 26 de dezembro de 2007, aprovou a mudança, por reivindicação da comunidade (falou-se em 800 assinaturas), da denominação Alagadiço Novo para José de Alencar, alegando ser o bairro de nascimento do escritor, onde ainda hoje se ergue sua casa. Concordo que a Casa de José de Alencar seja um equipamento de grande valor cultural e patrimonial, até porque foi lá, no sítio Alagadiço Novo, que morou o Senador Alencar (que, além de tudo, ainda ocupou o cargo de Presidente da Província), nasceu seu filho, o bom José, e onde implantou-se o primeiro engenho a vapor no Ceará (1836). Sim, isso tudo aconteceu no Sítio Alagadiço Novo.


Não desmereço a homenagem ao escritor, mas, confesso, o nome Alagadiço Novo era uma homenagem ainda mais completa e, historicamente, mais significativa.


Li também que a iniciativa partiu do humorista João Neto que, a meu ver, não foi muito feliz na ideia. Aliás, eu nem vejo nada de “pejorativo” na antiga denominação. Acho até poética e “romântica”, viu, João?


Lamento muito que, devido a essas “iniciativas”, tenhamos perdido a nossa rua da Alegria, a do Cajueiro, a das Flores, a das Belas e outras tão bucolicamente denominadas por nossos antepassados. Com essas perdas, infelizmente, se vão também os registros de memória!


Penso que o José de Alencar não precisa disso e que, seguindo a mesma lógica, daqui a alguns anos, alguém poderá cismar que esse nome de Fortaleza também deva ser trocado para “Alencarina”... Eu, desde já, sou contra!

3 comentários:

  1. Ou até mesmo pra Iracema: já pensou, o "requinte"?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Raymundo Netto. O bom José não necessita mais de outras reafirmações públicas. Que permaneça Alagadiço Novo. Essas "iniciativas" deveriam ser louvações a Eduardo Campos para a Avenida do Imperador e Milton Dias em substituição ao nome da rua Coronel Ferraz. Imperador? Coronel Ferraz? Estas duas "coisas" humanas já estão no passado de cem anos.

    ResponderExcluir
  3. Alô, Raymundo.
    Estou voltando pela net. Dois meses distante dos blogues; falta de tempo e... bem, falta apenas. Claro que umas Lendas e Canções Populares contribuiram um pouco rsrs.
    Concordo com seu ponto de vista, quanto aos nomes.
    Um dia, aqui cismando, pensei: já, já vão querer trocar o nome Juazeiro do Norte pelo de Padre Cícero. Tenho fé em Pe. Cícero que isso não vai acontecer.
    Abç

    ResponderExcluir