segunda-feira, 4 de novembro de 2013

"Bastardos", no Cinema do Dragão (3.11)


No sábado assisti, pela primeira vez, um filme nas salas do Cine Dragão do Mar, agora sob a regência da Fundação Joaquim Nabuco.
O cinema está uma beleza, mas o público continua variando entre nenhuma a algumas almas perdidas. Claro, devo levar em consideração que assisti a sessão das 16h num Dia de Finados.
Conheci o café contíguo à sala de projeção. Fui muito bem atendido por moças simpáticas. Ainda bem.
O filme era "Bastardos" (Les salauds, 2013), dirigido por Claire Denis. Os filmes franceses sempre me fazem crer que perdi alguma coisa ou que demitiram o continuista. Mas é só o péssimo costume e o hábito MGM de ver o mundo que quando são um tanto quebrados, assim como nas
Na história, de personagens nada carismáticos nem agradáveis, que bem poderia ser um conto de Nelson Rodrigues, se fosse menos extenso e tivesse algum motivo de riso, o personagem Marco Silvestri (Vincent Lindon), um capitão de marinha mercante, recebe a informação de que seu cunhado se suicidara. Abandona o navio, deixando para trás os ratos (que geralmente o deixam primeiro), para acudir a irmã (Chiara Mastroianni), só no mundo com a filha Justine, que está pinelzinha, de andar nua nas ruas escuras de uma não Boulogne parisiense. Toma conhecimento da falência do casal, da má administração de uma fábrica de sapatos (competir com Louboutin não é fácil não...), herança de seu pai, e do estado desequilibrado da sobrinha. Pensa que o culpado de tudo é o velho empresário Laporte, e se aproxima de amante, a jovem Raphaelle. Obviamente, a nouvelle vague, Marco e Raphaelle se descobrem apaixonados. Marco é um personagem sombrio, com uma necessidade de proteção à família exemplar, sabe-se lá os motivos, e, durante o filme, abre mão de tudo que tem para descobrir o que aconteceu de verdade e proteger a todos (são muitos) os que lhe são caros. O fim é inevitável, mas eu não vou contar não.
Cenas fortes (traição, pedofilia, estupro, drogas), idade indicada de 18 anos.
O que importa: vamos dar vida ao cinema do Dragão!

Confira a programação: cinemadodragao.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário