quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"Grupo Eufonia de Literatura", jovens se reúnem para discutir, vivenciar e brincar com a Literatura em espaços públicos




O Grupo Eufonia de Literatura vem atuando desde 2007. Criado por CA Ribeiro Neto e Pedro Gurgel, alunos do antigo CEFET quando em período de greve. Os alunos decidiram se reunir e convidar os amigos para falar sobre livros, leituras, apresentar seus escritos e coisas assim. Surgiu, a princípio, com a denominação de Grupo APPLE (Amantes da Prosa e Poesia Lida e Escrita).

Mais tarde, o grupo receberia outros membros como Hermes Veras (cursa Ciências Sociais), Caetano, Lucas Lima (aluno do Ensino Médio), Paulo Henrique Passos (Letras/Português UFC), Rômulo Costa, Emily Matias, Natália Sulivan, Pedro Ivo (cursa Ciências Sociais na UECE), Felipe Augusto (cursa Telemática no IFCE), entre outros (o fundador CA Ribeiro Neto é graduado em Ciências Políticas e trabalha na Livraria Cultura).

O Eufonia, cujo símbolo mascote é um pássaro, o “vem-vem” (Euphonia chlorotica), já adotou, durante esse tempo, diversas “sedes”, dentre as quais os cafés, livrarias, praças (mais especificamente o Passeio Público) e, desde 2010, a Biblioteca Dolor Barreira.

Na Dolor, o encontro (que eles chamam de “arribação”) se dá no pátio (“o ninho”), às terças, entre 19h às 20h30. Na programação: confronto com o autor (alguém lê seu texto que será criticado pelos demais, sem o autor poder falar enquanto os demais estiverem falando), apresentação de livros e autores, pesquisas, saraus temáticos (escolhe-se uma temática e, a partir dela, os membros apresentam leituras, embora afirmem que, para eles, a fuga do tema é fundamental... Vai entender...)

Eles publicam o periódico NEM (NEM é revista, NEM zine, NEM jornal...) e no NEM 1, formato digital, eles publicaram o “programa de instalação” do Grupo.

Para ler o NEM 1 (leia-se “nenhum”), acesse: 

 Endereço de contato/facebook etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário