domingo, 5 de fevereiro de 2012

“Nova Visitação – DESENHOS”, mostra de desenhos de Eduardo Eloy, no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (até 15.3)


Clique na imagem para ampliar!

O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC Dragão do Mar) fomenta e divulga a arte contemporânea por meio de exposições, visitas guiadas, cursos e debates. Projetos como Arte em Crivo, Sala Experimental, Painel Giratório, Americanidade e Jornada de Criação fazem do espaço referência no acesso democrático aos bens culturais, além de atrair as mais recentes propostas da arte contemporânea mundial ao Ceará. As atividades propõem mecanismos e políticas educacionais que ampliam a compreensão do público acerca deste universo tão emblemático. O espectador tem a oportunidade de visualizar e debater sobre vários recortes da produção de várias partes do mundo.

A mostra “Nova Visitação – DESENHOS” do artista plástico, desenhista, gravador, pintor, criador em processos digitais e fabricante de papel artesanal Eduardo Eloy traz obras produzidas produzidas em exercício intimista em sua produção gráfica ou pictórica. Conforme a profa. Lisbeth Gonçalves, “revelam sua inquietação poética e sua vocação para a pesquisa no exercício da arte”.
“(...) Seus desenhos dialogam fortemente com a cor trazida à superfície do papel pela ‘aguada de café’. De um lado, vemos o artista fiel à sua pesquisa gráfica, à
iconografia simbólica que vem caracterizando seu trabalho ao longo do tempo, tanto na pintura como na gravura e no desenho. De outro lado, nós o vemos imergir em novos problemas estéticos nascidos da técnica, da matéria, problemas estes que
renovam sua reflexão plástica. A chave deste ponto de encontro entre as práticas da pintura e do desenho está no uso da ‘‘aguada’‘, não à maneira antiga, mas a aguada praticada num ato de transgressão, por via de um produto de consumo cotidiano, como é o café”.

Eduardo Eloy estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Museu de Arte Moderna e Fundação Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro, entre 1976 e 1981. È também professor de gravura e materiais artísticos, consultor de arte e curador. Realizador da Oficina Pé no Chão, nos anos 80, fundador do Grupo Aranha, de pintura mural, além de diversos outros projetos. Foi presidente e fundador, juntamente com outros artistas, do Instituto de Gravura do Ceará. Expôs em vários países no exterior e em diversos estados brasileiros. Tem obras em importantes museus, instituições culturais e em acervos particulares.

A exposição de Eduardo Eloy, no Museu de Arte Contemporânea, segue até o dia 26 de fevereiro de 2012.

Contato com o autor: eduardoeloy@yahoo.com.br/ www.eduardoeloy.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário