terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Registro: Festival UFC de Cultura Homenageia a Escritora Cearense Ana Miranda - IV Festival UFC de Cultura: Camiños de Nuestra América


Regina Ribeiro, Ana Miranda, Pedro salgueiro e Raymundo Netto
(foto: Júnior Panela)
Clique na imagem para ampliar!


A homenagem à escritora Ana Miranda foi realizada segunda-feira (17) no primeiro dia do Festival UFC de Cultura, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O evento fez parte do Seminário América Latina: Bibliotecas, com o tema “A América Latina que escreve e que se escreve”.
A romancista, ilustradora e poetisa foi entrevistada pelos escritores Raymundo Netto e Pedro Salgueiro e pela jornalista Regina Ribeiro. Ana Miranda respondeu perguntas sobre sua relação com a literatura latino-americana, leu trechos de escritores da região e falou também sobre o processo de produção de seus livros. Ana afirmou que precisa de silêncio e solidão para escrever seus romances. Segundo ela, “Todo texto fácil de escrever, no dia seguinte, vai para o lixo”.
A escritora teve sua obra traduzida e publicada em cerca de vinte países, inclusive na América Latina. Ela revelou se incomodar com “cada palavra que é mudada” na tradução de seus livros. Segundo Ana, o significado das palavras se perde durante a tradução. “Nós só realmente podemos compreender o significado de uma obra de arte quando lemos essa obra de arte na nossa língua e quando ela é original da nossa língua”.
Os principais romances da escritora receberam atenção especial dos debatedores durante a conversa. Ana Miranda falou sobre a adaptação para cinema da ficção histórica Desmundo, de 1996, e a inspiração para seu romance mais recente, Yuxin, de 2009, que conta a história de uma jovem índia do interior do Acre. Outras obras de Ana, como Boca do Inferno, 1989; A última quimera, 1995; Amrik, 1998; e Dias & Dias, 2002, que já foi adotado pelo vestibular da UFC, também foram comentados pela escritora e pelos integrantes da mesa.
O escritor Raymundo Netto, que participou da entrevista, destacou a importância de Ana Miranda para a divulgação da literatura cearense no Brasil. Segundo ele, as obras e o processo criativo da escritora precisam ser mais explorados. Para Mayara de Castro, estudante de Letras Português-Espanhol na UFC, a entrevista com Ana Miranda foi uma oportunidade única de adquirir riqueza cultural.
O seminário “América Latina: Bibliotecas” acontece até quinta-feira, 20 [de outubro de 2011], de 9h30 as 12h, no auditório da Reitoria da UFC e no Auditório José Albano. Fernanda Coutinho e Inês Sales, organizadoras do Seminário, destacaram a importância de incluir, pela primeira vez, a literatura na programação do Festival.
Para a Adelaide Gonçalves, historiadora e pesquisadora da UFC, é em momentos como a entrevista que a universidade “se realiza como agente do conhecimento e do saber”. Segundo ela, Ana tem sido “uma das grandes semeadoras da palavra no Brasil”.

Por Alissa Carvalho

Publicado em 17.10.201

http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/index.php/noticias/festival-ufc-de-cultura-homenageia-escritora-cearense-ana-miranda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário