domingo, 15 de janeiro de 2012

"La Martiniana", trilha sonora de meus pensamentos caboverdianos


Quando estava em Cabo Verde, gostava de deitar-me cedo, embora isso não garantisse que dormiria. Meu consolo: torcia para amanhecer logo e ver o mar da varanda do quarto onde estava. O vento era frio e o calor do sol brilhava com maciez. Encostado no parapeito via o mar, tão importante a esse povo insular, numa dança única, a brincar com as pedras negras que desabrolhavam. Imagem linda. Ao fundo, "La Martiniana", que eu ouvia quatro, cinco, dez vezes seguidamente. Minha alma se encantava. A seguir, a música e a letra.



Niña, cuando yo muera
no llores sobre mi tumba;
cántame lindos sones, mi mamá,
cántame La Sandunga.



No me llores, no, no me llores no;
porque si lloras yo peno,
en cambio si tú me cantas,
yo siempre vivo, y nunca muero.

Toca el Bejuco de Oro,
la flor de todos los sones;
canta La Martiniana, mi mamá,
que alegra los corazones.

No me llores, no, no me llores no;
porque si lloras yo peno,
en cambio si tú me cantas,
yo siempre vivo, y nunca muero.

Si quieres que te recuerdes,
si quieres que  no te olvides,
canta sones alegres, mi mamá,
música que no muere.

No me llores, no, no me llores no;
porque si lloras yo peno,
en cambio si tú me cantas, mi vida,
yo siempre vivo, y nunca muero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário