quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lançamento IMPERDÍVEL: "De Clóvis para Amélia", de José Luís Lira (9.12)


De Clóvis para Amélia
— correspondência inédita de Clóvis Bevilaqua para a escritora e esposa Amélia de Freitas Bevilaqua —
de José Luís Lira (org)

Data: 9 de dezembro de 2011 (sexta-feira)
Horário: 18h30min
Local: Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 1, Centro)
Apresentação da Obra e do Autor: Cid Sabóia de Carvalho
Participação especial: Cecília Bevilaqua, neta do casal.

Sobre a Obra: Valioso e originalíssimo acervo de correspondência de Clóvis Bevilaqua (Viçosa do Ceará, 1859 – Rio de Janeiro, 1944), um dos maiores juristas brasileiros, para a escritora e esposa Amélia de Freitas Bevilaqua, com quem casou em 1884, no Recife, e com quem teve cinco filhas.
Em 1930, apresentou a sua mulher, Amélia de Freitas Bevilaqua, como candidata à cadeira da Academia Brasileira de Letras, da qual era membro e fundador. A proposta foi analisada pelos seus pares imortais que resolveram interpretar o estatuto da academia como excluindo as mulheres da mesma. Clóvis e sua esposa ficaram ressentidos da posição de seus colegas. Depois do ocorrido, nunca mais Clóvis voltou à ABL.
O livro, cuidadosamente organizado por José Luís Lira, traz fac-similares das cartas, inclusive com desenhos de Clóvis feitos para a mulher amada e fotos do casal ninca antes vista pelo público em geral. É imperdível.

Sobre o Autor: José Luís Lira nasceu no Sitio Correios, Guaraciaba do Norte, Ceará. Filho de agricultores, conhece as primeiras letras em uma sala de aula improvisada na cozinha da casa de sua tia. Ingressou no curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, onde cursou um semestre. Voltou ao Ceará onde prosseguiu os estudos e os conclui na Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
Em 1999, publica Ontem Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte, análise histórica sobre a sua cidade natal. No mesmo ano, o autor lança O levita do Senhor – A vida de Mons. Antonino Soares. Em 2003, na Academia Brasileira de Letras e em Fortaleza, lança No alpendre com Rachel: ensaio biográfico sobre Rachel de Queiroz. Ainda em 2003, publicou O Poeta do Ceará: Arthur Eduardo Benevides e Um Bispo da Igreja: Dom José Bezerra Coutinho.
Em 2005, funda a Academia Brasileira de Hagiologia, e pelas edições UVA, lança Academia Brasileira de Hagiologia: Breve Histórico, um resumo histórico sobre a fundação da citada academia e estudos acerca da santidade no catolicismo. Pela Academia lança, em 2006, Candidatos ao altar, com breves biografias sobre os santos candidatos à beatificação pelo Vaticano. Autor premiado, escreveu também a aclamada biografia A Saga de Gerardo: um Mello Mourão e o livro de poesias Algum Poema?, dentre outros.
Atualmente, José Luis Lira é professor efetivo do Curso de Direito da UVA e Chefe de Gabinete do Reitor.


Edição
Academia Sobralense de Estudos e Letras
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Apoio Cultural
Academia Cearense de Letras
Faculdade Metropolitana de Fortaleza – FAMETRO
Universidade Federal do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário