terça-feira, 19 de março de 2019

Projeto "Cordel com a Corda Toda na Escola"



O projeto “Cordel com a Corda Toda na Escola”, iniciativa da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (Aestrofe), com recursos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no programa “Mais Infância Ceará”, estará presente nos municípios de Maracanaú, Canindé e Quixeramobim, respectivamente, nos dias 28 de fevereiro, 21 e 22 de março de 2019.
Com apoio da Secretaria Estadual da Cultura no “Programa Mais Infância”, a nova etapa do projeto leva oficinas de xilogravura, lançamentos de livro e recitais a escolas públicas de municípios cearenses.
O projeto contempla o lançamento do livro Viagem ao Reino Encantado do Cordel, dos autores Klévisson Viana e Arlene Holanda, com ilustrações do xilogravador e escritor cratense Maércio Lopes Siqueira, bem como oficinas de xilogravuras com o mestre João Pedro do Juazeiro, cantoria de viola com o jovem repentista Guilherme Nobre e recitais com Francisco Melchíades, Paulo de Tarso, Rafael Brito e Evaristo Geraldo da Silva.
O projeto é completamente gratuito para as escolas. Livros e apostilas serão doados para o acervo das escolas, bem como folhetos de Literatura de Cordel em formato tradicional. Na ocasião serão promovidas, também, exposição e feira de artigos relacionados à nossa cultura e poesia popular.
Serão realizadas diversas ações dedicadas ao gênero literário Cordel e às artes que com ele têm afinidades. Nesta etapa, os coordenadores esperam contemplar cerca de 1.000 crianças e educadores de forma direta e indireta com oficinas, lançamentos, apresentações, recitais e livros produzidos dentro do projeto. 
A Escola Municipal José Belisário de Sousa, em Maracanaú, as escolas São Francisco, Adauto Bezerra e Biblioteca Cruz Filho, em Canindé, além da Escola Agrícola Dep. Leorne Belém e E.E.M.T.I Cel Humberto Bezerra, em Quixeramobim, receberão palestras com Klévisson Viana e Arlene Holanda, autores do livro Viagem ao Reino Encantado do Cordel, oficinas de xilogravura com o renomado gravurista João Pedro do Juazeiro, cantorias com Guilherme Nobre e recitais com diversos declamadores.

Atendimento à imprensa

Helena Félix: (85) 3217-2891 / 99675-1099 e-mail - aestrofe@gmail.com
Arlene Holanda: (85) 99725-4938 e-mail - arleneholanda@gmail.com
Bruno Paulino (Quixeramobim): (85) 99608-6569 e-mail - bruno_enxadrista@hotmail.com
Noélia Bastos (Canindé): e-mail - noeliabastos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário