quinta-feira, 11 de agosto de 2016

"AoGosto do Aluno: projeto da Seduc comemora o Mês do Estudante no Ceará!"


Ilustração: Rafael Limaverde

No mês das Olimpíadas, nada mais justo do que comemorar o Dia do Estudante com a prática esportiva. Neste sentido, o Desafio AoGosto do aluno, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), vai promover, no dia 11 de agosto, atividades físicas e esportivas para os alunos da rede pública em todo o estado.
A Corrida de Rua – AoGosto do Aluno vai estimular a participação dos estudantes em um percurso de, no mínimo, 3 km. Além do caráter educacional, a iniciativa configura-se como uma ação de responsabilidade social. Para a inscrição dos participantes foi solicitado um quilo de alimento não-perecível ou produtos de higiene pessoal, os quais deverão ser doados para instituições de caridade e assistência social, eleitas pela gestão da instituição escolar executora da ação.
Além da corrida, em Fortaleza, será ofertada para cerca de mil estudantes uma manhã dedicada ao esporte na Arena Castelão. Os alunos poderão se exercitar com aulas de zumba, rodas de capoeira, muay thai, boxe, ginástica, circuito de treinamento funcional, entre outras atividades.
As unidades de ensino que mobilizarem mais participantes concorrerão a uma viagem para assistir aos Jogos Paraolímpicos do Rio 2016. Serão contemplados com o passeio 10 alunos da modalidade de educação especial e 10 alunos das demais modalidades do Ensino Médio.

Ilustração: Rafael Limaverde

Mas o que é o projeto AoGosto do Aluno?
Um mês inteiro de atividades pedagógicas, culturais e de lazer voltadas aos estudantes da rede pública estadual de ensino. Esse é o objetivo do AoGosto do Aluno, projeto lançado pela Secretaria da Educação em homenagem ao Mês do Estudante.
"A rede inteira está empenhada, com todas as suas 709 escolas, em fazer deste mês uma celebração ao Dia do Estudante", destacou o secretário da Educação, Idilvan Alencar, ressaltando que a ideia é que o projeto seja permanente no calendário escolar do estado do Ceará nos meses de agosto de anos vindouros.
As ações acontecem na capital e no interior para mais de 400 mil alunos. Os estudantes participam de passeios culturais, com visitas à exposição de arte, momentos de lazer em parque aquático e ida à Arena Castelão.
Para revelar novos talentos, também será realizado o Festival Alunos que Inspiram, que dará espaço às atividades artísticas desenvolvidas nas escolas, valorizando o talento dos estudantes nas categorias artes visuais, canto, fanfarra, literatura e vídeo. "O Festival vai acontecer em todo o Ceará. A votação vai ser por meio do Portal Aluno Online e os mais votados estarão aqui no dia 24 de agosto, no Dragão do Mar. O evento incentiva também uma questão fundamental na escola que é a arte, que motiva o aluno e é importante para o conhecimento, a cidadania e a expressão cultural dos alunos", afirmou o secretário da Educação.
A Seduc também está promovendo outras atividades pedagógicas voltadas aos estudantes, como o lançamento do aplicativo Aluno Online, campanha de incentivo à leitura, palestras de motivação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aulas-show de redação. Além disso, na última semana de agosto, cinco alunos submetidos a teste on-line de Língua Portuguesa, que tiverem as melhores avaliações, serão premiados, juntamente com os professores de História, com uma viagem às cidades de Tiradentes, Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais.
A Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Seduc, está executando no momento dois projetos dirigidos à conquista de maior número de ingressos de alunos das escolas públicas nas universidades. São eles: MotivAção Enem (14 encontros motivacionais) e Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! (26 aulões, 6 videoaulas, 3 cadernos de provas do Enem, 7 cadernos exclusivos de redação e a disponibilização de monitores-corretores para 550 escolas públicas do estado do Ceará).


Capa do Caderno de Redação nº 1
Projeto gráfico de Amaurício Cortez



Nenhum comentário:

Postar um comentário