domingo, 12 de outubro de 2014

"Dizem que a Literatura Inventa Coisas...", 29 e 30 de outubro na UECE



"Dizem que a Literatura Inventa Coisas..." é o tema do I Colóquio sobre Literatura Cearense da Uece, a acontecer em 29 e 30 de outubro de 2014.
Agora é a vez da Uece debater e discutir a temática, procurando explorar esse mundo durante tanto tempo esquecido.
Afirmam: "O I Colóquio sobre Literatura Cearense da Universidade Estadual do Ceará nasce num dos momentos mais importantes para o debate que é protagonizado pela supervalorização do cientificismo, a subestimação dos alcances de estudos literários e a dificuldade de mantermos os olhos voltados, também, para a nossa própria Literatura.
A UECE constitui, como cenário do evento, uma das principais motivações para sua realização. É necessário, considerando o caráter histórico da Universidade Estadual do Ceará, que não falte espaço para o estudo e debate dos clássicos da Literatura Cearense assim como para a promoção e o reconhecimento de novos escritores. A fim de pôr em pauta esses três âmbitos (Literatura Cearense, a Literatura na UECE e a relação entre clássicos e novos escritores), aproveitamos o ano do centenário de Moreira Campos e convidamos todos a exaltarem um dos fatores que distanciam, positivamente, a Literatura do cientificismo absoluto: a expressividade.
Com o tema "Dizem que a Literatura inventa coisas", jogamos com o título de uma das obras mais marcantes na biografia de Moreia Campos, "Dizem que os cães veem coisas". Nosso jogo vai ao encontro do ensejo de unificar os três âmbitos temáticos citados convocando os participantes a refletirem: a Literatura inventa ou retrata? Até que ponto a produção literária de um escritor age como registro histórico?"
As inscrições podem ser feitas on-line a partir do link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário