quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sobre "Maria Andanças", Infantojuvenil de Rejane Nascimento de Sousa (Editora Premius)


Clique na imagem para ampliar!

Na semana passada recebi das mãos de Rejane Nascimento de Sousa a sua última produção: Maria Andanças.
No dia seguinte, sentei-me na minha cadeira de balanço de minha kitnetto e pus a caminhar as andanças dessa menina, a Maria, filha de um casal de pesquisadores siderais, dona do cãozinho Futuro e moradora de Porvir, cidadezinha de pessoas agradáveis de Zênite, um jovem planeta ainda não descoberto por nós, mas só pela Rejane.
Com Maria, descobri que as crianças do planetoca, quando fazem aniversário, têm, por hábito, plantar um número de mudas correspondente a seus anos de vida, um movimento quase ritualístico, acompanhado pelo seu avô Joaquim que, muito sábio, após ouvir da neta a declaração de que destruir as árvores seria como queimar histórias, ele responderia a grande lição para todos nós desse planetinha de cá: "Não basta repetir, é preciso sentir cada uma dessas palavras!"
Pois é nessa plantação que encontra Pedro, um garoto de sorriso metálico que lhe dará um presente inesquecível e que poderá mudar o futuro de Zênite.
Nessa mistura de passados e futuros, na qual vemos ficção científica e contos de fadas, Rejane também mescla, numa linguagem gostosa de criança, questões ambientais com a promoção do gosto e do prazer pela leitura, numa história que nos fala sobre o amor pelos livros e pelas histórias que eles contêm.
Adorei conhecer a Maria e Pedro, pelos traços de Maurício Costa Santos, e penso que irei enviá-los sideralmente para conhecer meus sobrinhos, também Maria e Pedro, que vivem em Roraima, que bem poderia virar um Porvir do futuro...
Caso queiram conhecê-los, é só acessar e pedir logo o seu Maria Andanças pelo site da Premius:

http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_125833_1599_Maria-Andancas-Autora-Rejane-Nascimento

Sobre a Autora:

Rejane Nascimento de Sousa é graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e trabalha como revisora da editora Premius. Já tem publicados outros títulos: Luís Andarilho (2011), pela Escala Educacional, Aconteceu em Agridoce e Sorriso e a Verdade (2012), pela Hedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário