segunda-feira, 12 de maio de 2014

"Criaturas", de Rochett Tavares, o macabro e o horror na literatura no Ceará

Clique na imagem para ampliar!

Daniel Iturvides Dutra, mestre em Literatura Comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou, para a revista Estação Literária, a resenha "Criaturas: o horror de Rochette Tavares", em que trata da obra Criaturas, de Rochett Tavares, obra da literatura fantástica, publicada por conta do Prêmio Literário para Autor Cearense da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (na categoria Prêmio Otacílio Azevedo), Edital este que eu tive o privilégio de redigir e defender durante o período em que atuei na Coordenadoria de Políticas de Livros e Acervos da Secult, e que possibilitou, de uma única vez, a publicação de 110 obras, dentre poesias, crônicas, contos, literatura infantojuvenil, quadrinhos, reedições, cordéis, ensaios/críticas literários, ensaios históricos/culturais, álbum de artes, dentre outros. 
Criaturas é um livro com oito contos ambientados no terror, gênero pouquíssimo explorado na literatura brasileira, o que enaltece mais a escolha de Rochett.
Nos diz Daniel, quando paraleliza o autor com autores como Poe, Henry James e Lovecraft, que "a forma como o autor constrói lentamente uma atmosfera macabra em seus contos, apresentando ao leitor um cenário de aparente normalidade que aos poucos vai desconstruindo ao longo da narrativa, é a maior virtude de Criaturas."
Para ler a resenha na íntegra:
http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL11-Res3.pdf

Sobre o autor Rochett Tavares:
Nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Rochett Tavares começou a se interessar por aventuras fantásticas aos oito anos de idade, quando conheceu as histórias de Conan, o bárbaro, de Robert E. Howard, por meio de revistas em quadrinhos. Outros heróis tornariam-se, desde então, referências importantes, não só incentivando a leitura, mas também contribuindo para a formação de sua personalidade. Os filmes de terror, como  “Força Sinistra” e “Nas Montanhas da Loucura” também influenciaram Rochett, além das obras de H.P. Lovecraft.
A necessidade de entrar no mercado de trabalho fez com que Rochett Tavares seguisse o caminho da Informática, especializando-se em técnico de processamento de dados na Escola Técnica Itu – RJ.
Em 1993 mudou-se com a família para Fortaleza, Ceará, onde ingressou, em 1985, na faculdade de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde é professor de informática.
O prazer e a necessidade de criar e escrever histórias de horror, entretanto, não o abandonaram: quando teve contato com o RPG (Rolling Playing Game), a inspiração ia muito além do que precisava para compor o histórico dos personagens que interpretava nos jogos que narrava e jogava.
“Criaturas” é a sua primeira obra impressa.
Nesses tempos de discussão de uma literatura fantástica, de horror, sobrenatural, ficção científica, dentre outras, vale a pena estar atento ao trabalho de Rochett.
Para saber mais sobre Rochett Tavares, adquirir seu livro, podemos acessar o seu blog:

http://rochetttavares.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário