quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Quando o Amor é de Graça XIV: Brás Ilha", crônica de Raymundo Netto para O POVO



Horas após assistir à coreografia do fim, tomei porto em Vera Cruz num feriado de data célebre, com direito a professores em greve, manifestações contra corrupção, quarentões enrolados em bandeiras entre mulheres deslizando em isqueites. Festa estranha com gente esquisita e eu, sim, um atávico “candango”, com aquela impressão lunar de que “estava desembarcando num planeta diferente, não na Terra”.
Quando viajo, seja onde for, sou de costume quedar-me um pouco no aeroporto, tomar um café com o tempo de me habituar aos novos ares, afinal, aeroportos são tão iguais, mesmo quando diferentes, como shoppings, que dão a ideia de que estamos sempre por perto de casa.
Acho maçante é esperar bagagem. Coisa chata e sem fim este balé de malas. Pior ainda – nunca passei por isso – quando se extraviam, aproveitando o nosso descuido para fugir de nós, uns “malas”, de fato, “sem alças”. Pois sim, à espera, eis que surge a minha mala. Bem mais viajada do que eu, coitadinha, vinha tão feia e cabisbaixa que nem acreditei fosse justo ela a minha. Flagrei uma moça bonita apontar-lhe o sorriso nas feridas de guerra, ou quem sabe na fita amarela peguenta a enrolar a sua alça. Não sei, de repente fui tomado por um orgulho besta e despropositado e, assim, a acolhi em meus braços como se recebe a um fabuloso filho coruja, mas logo na curva de um primeiro pensamento sabia já que, ao seu lado, nunca mais.
“Dia de festa”, foi o que me falou o Severino, um pernambucano aposentado da Embaixada Americana que reside na cidade há 40 anos, dedicando-se hoje ao taxismo autoviário.
O hotel era bom e “frio”, como reza São Cristovão, padroeiro dos viajantes e taxistas. Ali, duas camas: coisa que me dá a impressão de que estou mais sozinho do que deveria estar. Mala, roupas, livros, papéis de bombons, cupons fiscais... a cubro inteira de trecarias a ponto de esquecê-la.
Dias quentes, sol tinindo na pele — esqueço de novo o protetor solar. Eu arrodeado de livros, boa parte dos quais nunca leria, observando os histerismos das moçoilas por diários de princesas, livros de meninas, de vampiros, piratas, feiticeiros. Rostos desconhecidos andando para cima e para baixo se entupindo de açaí e comprando quase nada. Um casal, ao lado, sorri e comenta ser ali um lugar de gente inteligente... e chata!
Os poetas locais reunidos em palestra se perguntavam — com a pouca audiência presente era quase “se” mesmo — por que não conseguiam se projetar nacionalmente. Questionavam existir uma literatura paulista, uma carioca, uma brasiliense ou uma cearense (em dois momentos citaram Francisco Carvalho). Como sempre, não se chegou à conclusão nenhuma.
Lá fora, ao som de forró, a “bagaceira”. Gente de todo lugar vendendo, num extenso calçadão, sanduíche barato, cerveja, refris ou o que se quisesse comprar.
Numa tarde quente, fui embora, não num submarino do lago Paranoá, mas em avião, como cheguei. Adoro voltar, gosto de ir, mas voltar é a melhor parte de tudo, mesmo quando não se sabe exatamente para onde se está voltando.
De lá de cima, é sempre assim, embaixo de uma montanha leve de suspiros, a nossa cidade madruga linda, calma, regular, iluminada como uma criança a brincar de “chuveirinho”, inodora, a gabar-se de amores na mais tranquila solidão nacional.
Toca-me uma tristeza, de fazer o peito quase rebentar, de quem ao voar descobre que no mundo não há nada maior do que a asa de um avião.

4 comentários:

  1. Querido Raymundo, que crônica tan deliciosa, bem escrita e sensível. En quanto estava lendo iam se juntando memórias pessoais que se enriqueciam com teu olhar. Obrigado. Estou com saudade y uma grande vontade de que a gente se encontre para falar sem presa. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Esses voos populares... Lembro-me das refeições deliciosas da Varig, o uísque, a gente podia fumar! Na primeira vez que que viajei num desses apertadinhos, o aeromoço me deu para o almoço uma barra de cereal. "Cereal?", reclamei. "Posso lhe dar outra barra, mas só mais uma!", Disse o rapaz. "Melhor o seguinte" - propus - "troque essa barra por um chiclete: pelo menos dá para ficar mastigando de Recife até o Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo Manyé, teremos essa oportunidade, espero, em breve.

      Manuel Bulcão, nem me diga pois que hoje a GOL só vende lanche para quem tem dinheiro em espécie e facilita o troco...rsrsrs

      Excluir