sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lançamento republicação de "I Congresso Brasileiro dos Médicos Católicos", 1946


SOBRE A OBRA
Sobejas razões, médicas, históricas e religiosas, levaram à republicação dos Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, realizado em Fortaleza, no ano de 1946, evento seminal para a criação da Faculdade de Medicina da UFC, consoante atesta o jornal O Povo: “Julho, 5 – Realiza-se em Fortaleza, o 1º Congresso de Médicos Católicos. Sabe-se que o espírito predominante é favorável à fundação de uma Faculdade de Medicina em Fortaleza. A idéia é boa, pois o Ceará já reclama que os seus jovens que desejam seguir a carreira daqui não mais precisem sair para Salvador ou Rio de Janeiro”. In: Costa, José Raimundo. Memória de um jornal. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1988. p.268.


A obra, em si, não se conteve na reprodução “fac-símile” dos Anais organizados pelo padre Monteiro da Cruz, SJ, tendo sido enriquecida por contribuições produzidas por diferentes autores, sob a forma de ensaios sobre o contexto social, político e religioso da época, e de biografias, que resgatam a memória de parte dos organizadores, expositores e até de alguns dos participantes desse congresso.


O livro, para a sua concretização, teve o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e da Academia Cearense de Medicina e contou com o apoio das seguintes entidades: Associação Médica Cearense, Faculdade Católica de Fortaleza, Fundação Waldemar Alcântara, Instituto do Câncer do Ceará, Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores (Nacional e Regional do Ceará), Sociedade Médica São Lucas, Unicred e Unimed de Fortaleza.


Marcelo Gurgel Carlos da Silva



Importante: A renda integral desse lançamento será revertida para a construção da Igreja de São Francisco de Assis, em Jacarecanga, retomada após meio século de paralisação.


SOBRE O ORGANIZADOR
Marcelo Gurgel
é médico, economista, professor universitário, pesquisador e escritor. Como conhecido polígrafo, lastreado na autoria de uma variedade de livros sobre Saúde Pública, Medicina e Economia, nos últimos tempos, tem enveredado no mundo literário, com atuação nos seguintes gêneros: crônica, conto, memórias, ensaio, romance e teatro. Trabalha como médico e professor do Instituto do Câncer do Ceará. É professor titular da UECE, lecionando no Curso de Medicina e no Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde e no Doutorado em Saúde Coletiva (Associação Ampla - UECE/UFC). É membro titular da Academia Cearense de Medicina, ocupante da Cadeira Nº 18.

Um comentário:

  1. Ola Raymundo Netto
    Seu blog é mto bom.Aqui a cultura tem seu
    lugar.
    Abraço...Waleska.

    ResponderExcluir