quinta-feira, 6 de abril de 2017

"A Mais Longa Duração da Juventude", obra de Urariano Mota


A Mais Longa Duração da
Juventude
de Urariano Mota

Sobre o Autor
Urariano Mota é pernambucano (natural de Água Fria, subúrbio do Recife). Escritor e jornalista, publicou contos em periódicos de oposição ao regime ditatorial militar, sendo colunista do Portal Vermelho e do blog da editora Boitempo. É autor de Soledad no Recife (Boitempo, 2009), que recupera os trágicos e últimos dias de Soledad Barret, esposa do cabo Anselmo, entregue por ele à repressão, O Filho Renegado de Deus (Bertrand Brasil, 2013), primeiro lugar no Prêmio Guavira de Literatura 2014, e do Dicionário Amoroso do Recife (Casarão do Verbo, 2014). Agora, nos apresenta o romance A Mais Longa Duração da Juventude, por ora, apenas na versão digital. Vale a pena conhecer o trabalho de Urariano. Recomendo demais.
Contato com o autor: urarianoms@uol.com.br

Link para o livro:

O Autor, sobre a obra:
O romance é o meu livro mais ambicioso e maior: o balanço da geração que vi. A morte e a eternidade humana, com o relato dos loucos de esquerda que conheci e conheço no Recife.
A verdade dos amigos que atravessamos a tormenta. Busquei a verdade interior das suas vidas, nunca a vulgaridade, o rebaixamento. Mas tem um nível que une um problema universal, a morte e a eternidade humana, com o relato local, dos loucos de esquerda que conheci e conheço no Recife. A morte e a eternidade humana. A rebeldia da humanidade que resiste. A verdade dos jovens estudantes que atravessaram o pesadelo.  
“Não decaíram, como se fossem uma revolta contra a biologia, contra a organização da vida que se desorganiza e se desintegra quando chega ao fim. Parodiando Goethe no poema ‘Um e Tudo’, eles foram atravessados pela alma do mundo, e com ela lutaram sem descanso, como se vivos pudessem ter a eternidade. Tomaram outras formas, é certo, mas mantiveram a permanência do ser da juventude...”

(...) O personagem sai carregado. Mas assim não acabo o livro. Até mesmo a cópia do fim me dói no peito. Eu só espero que o romance A mais longa juventude alcance o coração de todo humano, porque do meu ele saiu.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário