segunda-feira, 25 de maio de 2015

"Inusitado livro de cabeceira", impressões de Marília Lovatel sobre "Crônicas Absurdas de Segunda"


Inusitado livro de cabeceira
O livro Crônicas Absurdas de Segunda, de Raymundo Netto é uma festa! E não só porque é a celebração do autor por uma década de produção literária. Ler as crônicas é entrar num salão repleto de uma gente muito querida, que nesse encontro raro se surpreende ao rever os companheiros de tempos tão diversos, se reconhece, se abraça, conta anedotas e, entre gargalhadas, afina o instrumento da memória.
Raymundo Netto é o gentil anfitrião que recebe cada leitor à porta e nos conduz entre os convidados, promovendo as apresentações. De repente, estamos ali, confortáveis, íntimos, aos papos e risadas com Rachel de Queiroz, Quintino Cunha, Ana Miranda, Socorro Acioli, José de Alencar, Moreira Campos e muitos mais, pois o evento é um sucesso, concorridíssimo. Nada há de absurdo nessa reunião. Inusitado, talvez. Tanto quanto ter uma festa à cabeceira, sem que isso atrapalhe o sono.
Prepare-se, entretanto, para animados sonhos, dimensão em que o livro continua.

Marília Lovatel é professora de Língua Portuguesa formada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com extensão em Técnicas de Aprendizagem pela Universidade de Cambridge. Recebeu da comissão presidida pelo escritor Luís Fernando Veríssimo o Prêmio Nacional Jovem Escritor de 1988, promovido pela Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul. Em coautoria com seu filho Matheus Lovatel Pena escreveu Templária: cidade entre mundos (Editora Novo Século). Sua obra A Sala de Aula e Outros Contos (Editora Scipione) foi selecionada entre as publicações brasileiras mais significativas do ano de 2013 para integrar o catálogo da Feira Internacional de Livros Infantis e Juvenis de Bolonha, Itália.


Nenhum comentário:

Postar um comentário