domingo, 20 de maio de 2012

Programação Maio - Espaço O POVO de Cultura & Arte


Espaço O POVO de Cultura & Arte
— Programação MAIO de 2012 —

AGENDE-SE!

1. Dia 17, às 19 horas (Quinta-Feira)
Lançamento-Debate
Lançamento do livro A Luta Contra a Escravatura e o Racismo no Ceará, de Tshombe L. Miles, historiador com PhD pela Brown University, com a presença de José Hilário Ferreira Sobrinho, mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará, pesquisador da história e a cultura do negro no Ceará.
Como atração de abertura, o Grupo Capoeira Angola do Mestre Armando Leão.
Ao final, sessão de autógrafos com o autor.

A Luta Contra a Escravatura e o Racismo no Ceará é uma publicação das Edições Demócrito Rocha, com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO)

2. Dia 22, às 19 horas (Terça-feira)
Entrevista Aberta com ESTRIGAS (Nilo de Brito Firmeza).
O artista cearense é convidado da quarta edição do projeto Entrevista Aberta. Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas (apelido que ganhou quando ainda estudante no Liceu do Ceará), nasceu em 19 de setembro de 1919, em Fortaleza. Fez carreira como artista plástico a partir de 1950, como um dos principais articuladores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap). Participa, desde então, do movimento artístico local e nacional. Vencedor de diversos salões de arte, possuindo dezenas de exposições individuais e coletivas, além de ter obras no acervo de inúmeros museus de arte e coleções particulares espalhados por todo o Brasil. Fundou em 1969, juntamente com sua esposa, a artista plástica Nice Firmeza, o Minimuseu Firmeza, no sítio em que reside, no bairro do Mondubim. O acervo conta a história das artes no Ceará através de vários documentos, como pinturas, reproduções, esculturas, catálogos, livros, recortes de jornais, entre outros, numa história que se confunde com sua própria vida.

Entrevistadores: Fernando França, artista plástico, mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará, e Germana Vitoriano, mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará e diretora do Sobrado Dr. José Lourenço.
Mediação: Plínio Bortolotti, jornalista, Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO.

Lançamento de As Artes de Zenon Barreto: traços, cores e formas, de Estrigas, com organização de Gilmar de Carvalho (MUSCE/SECULT).


3. Dia 23, às 19 horas (Quarta-feira)
Comemoração dos 120 anos da Padaria Espiritual
Convidados: Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela Faculdade de Letras do Rio de Janeiro, professor da Universidade Federal do Ceará durante cerca de 30 anos, autor de mais de 20 livros (poesia, ensaio, historiografia literária e biografia), membro da Academia Cearense de Letras, maior pesquisador da Literatura Cearense, em especial, da Padaria Espiritual; Gleudson Passos, mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Universidade Estadual do Ceará e membro da Sociedade de Belas Letras & Artes – Academia da Incerteza, autor de livros, dentre os quais Padaria Espiritual: biscoito fino e travoso (MUSCE), e de artigos sobre turismo e patrimônio cultural.
Mediação: Socorro Acioli, jornalista, escritora, doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Autora de diversos livros infantojuvenis, dentre os quais É pra Ler ou Pra Comer?, história da Padaria Espiritual para Crianças.

Atração de Abertura: Leitura dramática do “Programa de Instalação” da Padaria Espiritual por Ricardo Guilherme, ator, diretor, dramaturgo, historiador, criador do Teatro Radical Brasileiro, com cerca de 40 anos de dedicação ao teatro, professor do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, dentre outros.

 Ao final, sessão de autógrafos dos autores dos livros A Breve História da Padaria Espiritual (Edições UFC) e É pra Ler ou Pra Comer? (Edições Demócrito Rocha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário