segunda-feira, 21 de maio de 2012

Entrevista Aberta com ESTRIGAS, no Espaço O POVO de Cultura & Arte (22.5)


Entrevista Aberta com ESTRIGAS (Nilo de Brito Firmeza).
Dia 22, às 19 horas (Terça-feira)
No Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282 - jornal O POVO)

O artista cearense é convidado da quarta edição do projeto Entrevista Aberta. 
Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas (apelido que ganhou quando ainda estudante no Liceu do Ceará), nasceu em 19 de setembro de 1919, em Fortaleza. Fez carreira como artista plástico a partir de 1950, como um dos principais articuladores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap). Participa, desde então, do movimento artístico local e nacional. Vencedor de diversos salões de arte, possuindo dezenas de exposições individuais e coletivas, além de ter obras no acervo de inúmeros museus de arte e coleções particulares espalhados por todo o Brasil. Fundou em 1969, juntamente com sua esposa, a artista plástica Nice Firmeza, o Minimuseu Firmeza, no sítio em que reside, no bairro do Mondubim. O acervo conta a história das artes no Ceará através de vários documentos, como pinturas, reproduções, esculturas, catálogos, livros, recortes de jornais, entre outros, numa história que se confunde com sua própria vida.

Entrevistadores: Fernando França, artista plástico, mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará, e Germana Vitoriano, mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará e diretora do Sobrado Dr. José Lourenço.

Mediação: Plínio Bortolotti, jornalista, Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO.

Lançamento de As Artes de Zenon Barreto: traços, cores e formas, de Estrigas, com organização de Gilmar de Carvalho (MUSCE/SECULT).

Um comentário:

  1. Admiráveis, o ESTRIGAS e a sua "cara metade", sou fã deles de há muito, quando meu irmão Carlos Paiva me apresentou aos dois.
    Obrigada, por essa divulgação.

    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir