quinta-feira, 22 de março de 2012

Lançamento "Em Busca de Iracema", de Adísia Sá e Cleto Pontes (22.3)


Clique na imagem para ampliar!


Data: 22 de março de 2012, às 20 horas
Local: Armazém da Cultura (endereço no convite acima)
Apresentação: Ana Miranda

Sobre a obra: No livro Em busca de Iracema, a jornalista e escritora Adísia Sá cria o personagem Moacir, advogado bem sucedido, descendente em 16ª geração de Martim Soares Moreno que, após ler apaixonadamente sobre o Ceará, resolve conhecer a terra dos seus ancestrais, revisitando lugares percorridos por Iracema, a  índia tabajara dos lábios de mel. Seguindo o caminho percorrido por Iracema no romance homônimo de Alencar, a trilha passa por recantos cearenses, como a bica do Ipu, ou a lagoa de Messejana.
Com personagens ficcionais fascinantes e figuras históricas, entre políticos, jornalistas, mulheres da sociedade, arquitetos e escritores,  a autora constrói uma história que se passa entre os anos 1960 e 1964, relembrando nossas origens  através do diário de Soares Moreno, para muitos o fundador do Ceará.
Escrita com a leveza e a objetividade do texto jornalístico,  a narrativa se torna, simultaneamente, entretenimento e aprendizado. Em busca de Iracema é um reflexo da sensibilidade pessoal da autora e de seu envolvimento emocional com a gente e a terra do Ceará.
Os motivos que levaram Adísia Sá a querer reconstituir as trilhas de Iracema são analisados pelo psiquiatra Cleto Pontes, no ensaio "Em busca do eterno retorno", que complementa a obra, deixando no ar inquietantes questões que cercam o poder da ficção e os enigmas criados pelos jogos do imaginário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário