terça-feira, 13 de março de 2012

Campanha Cultural de Apoio e Socorro ao Teatro da Praia




O Teatro da Praia, equipamento cultural popular de fomento, produção e formação em Artes Cênicas, criado e mantido pelo ator e diretor teatral Carri Costa há 19 anos, pede a sua ajuda.

Deposite qualquer quantia na conta da Associação dos Produtores teatrais do Ceará/APTECE (CNPJ - 05.461.443./0001-01) e ajude a manter o Teatro com portas abertas.
CONTA BANCO BRADESCO
AGENCIA: 0643-2
CONTA CORRENTE: 003209-3

Para quem acredita ser importante investir em Cultura: compartilhe, mas também contribua!


Saiba o Porquê de Ajudar o Teatro da Praia

       Sua história teve início em 1993, quando o ator Carri Costa, ao caminhar pela antiga zona de armazéns da Praia de Iracema, se deparou com uma edificação, da década de 1920, disposta para locação. No imóvel funcionou, por cerca de 30 anos, um armazém de produtos oriundos do Poço da Draga, primeiro ancoradouro de Fortaleza. Com a transferência do porto para a enseada do Mucuripe, o espaço passou a ser ocupado como depósito de diversas transportadoras encontrando-se desocupado durante seis anos.
Carri vislumbrou, portanto, a oportunidade de ali ser um ótimo espaço cultural para a cidade. Formalizada a locação, o passo seguinte foi a empreitada de reformar e transformá-lo no primeiro teatro sede de uma companhia em Fortaleza, contribuindo, desde então, ao fomento das artes cênicas cearenses. Para tanto, convidou artistas parceiros: Socorro Amarante, Roberta Wermont, Amadeu Maia, Cláudio Santos e Nádia Aguiar. Iniciou-se, a seguir, uma exaustiva campanha para angariar fundos e transformar o velho galpão em um verdadeiro teatro, assim entre edificações históricas o espaço virou um ponto de encontro de artistas.
Foi assim que, aos 28 anos, Carri criou, ao mesmo tempo, um teatro e deu sede à sua companhia.
Em 20 de abril de 1996, o Teatro da Praia é oficialmente inaugurado com a seguinte programação: “A Comédia da Vida Rasgada”; tendo, no elenco, Alexandrina Rocha, Amadeu Junior, Ana Patrocínia, Jorge Fontinelle, Juliana Muniz, Roberta Wermont e Carri Costa, além da apresentação do grupo musical “Macho, Pero no Mucho”.
Em 1998, o teatro passou por uma grande reforma com apoio financeiro da SECULT/CE na gestão do então secretário da Cultura Nilton Almeida.
Em 1999, numa de suas salas, Carri criou a Oficina de Arte e passou a trabalhar com a artista plástica Nildenir Campos.
Em 2002, Adriano Pessoa torna-se o produtor executivo.
Em 2004, o Teatro da Praia muda-se para a rua José Avelino, 662, ampliando sua capacidade de acolhimento de público para 200 lugares.
Em 2003, passa a ser administrado em parceria com a Associação dos Produtores Teatrais de Ceará/APTECE.
Em 2009, acolheu em suas dependências o Curso das Artes do Teatro da Praia, aberto, gratuitamente, para alunos das escolas públicas e o Memorial do Teatro Cearense. O curso foi interrompido em 2012, assim como desmontado o Memorial, por falta de recursos.
O Teatro da Praia funciona, até os dias atuais, dependendo exclusivamente da renda de sua bilheteria e do cachê da Cia. Cearense de Molecagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário