sábado, 2 de outubro de 2010

"Para Mamíferos", nº 2, esgotando...


A revista Para Mamíferos, editada por Glauco Sobreira, Jesus Irajacy, Nerilson Moreira, Pedro Salgueiro, Raymundo Netto e Tércia Montenegro, em seu segundo número, teve seu lançamento durante a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará após uma mesa de debates com a participação de algumas das revistas publicadas no Ceará, como: CAOS Portátil, Pindaíba, Canto da Iracema e Corsário (até então, apenas eletrônica).


A Para Mamíferos, como em seu primeiro número, distribuiu seu conteúdo por meio de espaços definidos e trouxe:


“Pintando o Sete”, um conto de Nelson de Oliveira, escritor paulista, autor de mais de vinte livros, dentre os quais Naquela época tínhamos um gato (1998) e O filho do Crucificado (2001).


“Uma tarde com Nice e Estrigas”, um relato textual e fotográfico de Tércia Montenegro de uma visita ao casal de artistas e memorialistas na sede do Minimuseu Firmeza, do Mundubim.


“Literatrilhas”, nesta edição com a participação da escritora e zineira Fernanda Meireles que, em viagem à Holanda, apresenta suas cartas NÃO ENVIADAS aos amigos com impressões poéticas e ilustradas sobre Amsterdan.


“MoAciR”, matéria ilustrada com estudo sobre o cearense Moacir C. Lopes — pela pesquisadora Susana Frutuoso —, entrevista com o autor de A ostra e o vento e tantos outros, além de texto inédito cedido gentilmente por Moacir.


No encarte da revista a reprodução das “Esferas Ideológicas”, diagrama estrutural para construção de obras literárias, desenvolvido pelo próprio Moacir.


“Numa outra língua”, textos de Bernard Noël (poema) e Raymond Carver (conto) com tradução, respectivamente, de Conrado Falbo (mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco) e Têmis Montenegro Lemos (especialista em Literatura de Língua Inglesa).


“Ensaio Fotográfico” de Marcelo Brasileiro, realizado no cemitério São João Batista, o mais antigo de Fortaleza.


“Caixa de Espantos”, espaço destinado à produção literária, traz, neste número, a contribuição de Adriano Espínola, Ângela Calou, Fabiana Guimarães, Sílvio de Araújo, Majela Colares, Urik Paiva, Fernando Siqueira e Jorge Pieiro.


“Grupo Bagaceira – 10 anos”, matéria registro do trabalho do premiado Grupo Bagaceira, nova geração do teatro cearense, que começou atuando com esquetes, mas que após “Lesados” ingressou no circuito dos grandes festivais do Brasil.


Em “Dossiê da Literatura Cearense”, “Os anos 1970 e 1980 – do desbunde ao engajamento”, artigo, fartamente ilustrado, do escritor Nilto Maciel sobre a revista O Saco e grupo Siriará e relato do dramaturgo Oswald Barroso sobre o Grupo Siriará e a Nação Cariri, movimentos literários que reuniam muitos dos intelectuais e escritores nos anos 70 e 80 no Ceará.


“Como você nunca viu”, a presença da escritora e fotógrafa (desta vez fotografada) Tércia Montenegro.


São muitos os motivos para se ler e guardar a revista de letras e artes Para Mamíferos que ora está em fase de esgotamento de seu segundo número.


Corram às principais livrarias da cidade e garantam o seu. O número três não tarda a chegar!


Maiores informações:

Av. Barão de Studart, 1864, Caixa Postal 2675, Aldeota, Fortaleza, Ceará CEP: 60.125-180

paramamiferos@gmail.com

Um comentário:

  1. Ótima revista! Comprei ambas na bienal. Amooooooooo!!!
    Mas mudando de assunto, posta uma caixa de busca por palavras no blog, Ray.
    É só ir na edição do layout e acrescentar um gadget.
    Às vezes, quero localizar textos que não lembro o título e a data, por palavra-chave impossível encontrar. A não ser q eu procure em cada um dos meses.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir