segunda-feira, 23 de maio de 2022

"A Bola da Vez", primeiro infantojuvenil de Raymundo Netto, lançado em 2008 no projeto "Eu Sou Cidadão: amigos da leitura"


Lembrança da publicação de meu primeiro livro infantojuvenil: A Bola da Vez (EDR, 2008), com ilustrações de Giovanni Muratori, o 9º título da Coleção Eu Sou Cidadão: amigos da leitura, uma parceria da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE) e Fundação Demócrito Rocha (FDR), com apoio da Aprece, BNB, Secult, Assembleia Legislativa, Undime e Unicef.

O projeto Eu Sou Cidadão atendia diretamente a 1.500 alunos das escolas públicas dos municípios cearenses, e o resultado era tão visível nas próprias crianças e seus professores, que eu sempre afirmei ser este o melhor e maior projeto de formação de multiplicadores de leitura e leitores de todo o estado do Ceará.

Na obra, Pantico, um menino do interior fanático por futebol, chega à cidade grande e descobre que ali existem muros demais, amigos de menos e nenhum local para jogar bola. O pai decide resolver isso e, a princípio, sem querer, mobiliza a comunidade inteira em torno de questões coletivas, como a elaboração de um espaço de socialização de todos, quando a motivação parecia ser apenas uma partida de futebol de crianças. Uma aula de cidadania e de solidariedade para crianças e adultos também.

Em 5 de maio de 2008, por conta da publicação de A Bola da Vez, recebi uma cópia do requerimento à Assembleia Legislativa de VOTO DE CONGRATULAÇÃO, de autoria do deputado Artur Bruno e subscrito pelos deputados Prof. Teodoro e Rachel Marques.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário