sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Eu Sou Contra José de Alencar", de Raymundo Netto para os 5 anos de AlmanaCULTURA

Publicado originalmente em 2007.
Entendo que o título deste breve artigo pode causar estranheza no leitor, mas não se preocupe que explicarei, rapidamente, a razão de tal rompante. Caso, mesmo após a devida justificativa, não me perdoe, paciência...
Na verdade, eu sou é contra a mudança do nome do bairro Alagadiço Novo para José de Alencar. Ah, você não sabia? Pois sim, li no jornal que a Câmara Municipal, dia 26 de dezembro de 2007, aprovou a mudança por reivindicação da comunidade (falou-se em 800 assinaturas) da denominação "Alagadiço Novo" para "José de Alencar", alegando ser o bairro de nascimento do escritor, onde ainda hoje se ergue a "sua casa".
Concordo que a Casa de José de Alencar é um equipamento de grande valor cultural e patrimonial, até porque foi lá, no sítio Alagadiço Novo, que morou o senador Alencar (que além de tudo ainda ocupou o cargo de presidente da Província), nasceu seu filho, o bom José, e onde implantou-se o primeiro engenho a vapor no Ceará (1836), cujas ruínas ainda podem ser vistas ali. Sim, isso tudo aconteceu no Sítio Alagadiço Novo.
Não desmereço a homenagem ao escritor, mas confesso, a denominação do bairro de Alagadiço Novo já era uma homenagem, sendo ainda mais completa e, historicamente, mais significativa.
Li também que a iniciativa partiu do humorista João Neto que, a meu ver, não foi muito feliz na ideia. Aliás, eu nem vejo nada de “pejorativo” na antiga denominação, como ele, um dos moradores, alegara. Aliás, a acho até poética e “romântica”, viu, João?
Eu lamento muito que devido a essas “iniciativas”, tenhamos perdido a nossa rua da Alegria, a do Cajueiro, a das Flores, a das Belas e outras tão bucolicamente denominadas por nossos antepassados. Com essas perdas, infelizmente, se vão também os registros de memória!
Penso que o José de Alencar não precisa disso e que, seguindo a mesma lógica, daqui a alguns anos, alguém poderá cismar que esse nome de Fortaleza também deva ser trocado para “Alencarina”... Eu, desde já, sou contra!

P.S.: da mesma forma, nos dias de hoje (2012), algumas pessoas pensam em mudar o nome da cidade de Juazeiro do Norte por Juazeiro do Padre Cícero. Na minha concepção, pura falta de coisa melhor pra pensar e/ou fazer. Nem o Padre, provavelmente, gostaria desta ostentação besta. Enfim, de olho nessas baboseiras....

Um comentário: