quinta-feira, 20 de março de 2014

Café-Clube de Leitura do Espaço O POVO de Cultura & Arte: "As Meninas", de Lygia Fagundes Telles (21.03)


ROMANCE DE LYGIA FAGUNDES TELLES, AMBIENTADO NA DITADURA MILITAR, SERÁ TEMA DO CAFÉ CLUBE DE LEITURA DESTA SEXTA, 21, NO ESPAÇO O POVO

Livro As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, publicado em 1974 e ambientado no Brasil sob o regime de uma ditadura militar, norteará as conversas no Café-Clube de Leitura, promovido pelo Espaço O POVO de Cultura & Arte, nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 18h30min.

De acordo com a professora e escritora Vânia Vasconcelos, As Meninas causa uma “sensação de entrar no túnel do tempo e espiar as vicissitudes de uma época dura para nosso país, ao mesmo tempo em que se acompanha o amadurecimento das amigas Lia, Lorena e Ana Clara”, estudantes universitárias, personagens centrais da trama que envolve a obra.

Para Cleudene Aragão, professora e pesquisadora em Literatura, a obra de Lygia, As Meninas, “nos ensina lições de ternura e dor extremas”. E completa: “Mais do que o cenário político e social da época, as vozes reunidas neste romance apresentam-nos o confronto de diferentes abordagens humanas sobre a vida social brasileira, os relacionamentos, os dramas familiares, a vida enfim”.

O Café-Clube de Leitura reúne quinzenalmente amantes dos livros que exercem as mais diversas atividades profissionais: estudantes, professores, psicólogos, médicos, funcionários públicos, economistas entre outros.

Em funcionamento desde outubro de 2013, o Café-Clube de Leitura vem cumprindo a missão de incentivar e promover a leitura e a literatura na cidade de Fortaleza. A cada encontro um livro é escolhido para ser debatido pelos participantes com a mediação das professoras e escritoras Inês Cardoso (UFC), Cleudene Aragão e Vânia Vasconcelos (ambas da Uece).

Autores nacionais e estrangeiros fazem parte da lista que é preparada a partir de sugestões do público. Clarice Lispector, Virginia Woolf, Alessandro Baricco, Eduardo Galeano e Lygia Fagundes Telles são alguns dos escritores, cujas obras já estiveram nas rodas de conversa.

Para a professora e escritora Cleudene Aragão a experiência do Café-Clube faz renascer “os momentos de ler apenas por prazer, sem nenhuma obrigação a cumprir. Poder revisitar os livros amados e apresentá-los a alguém que pode ainda não ter tido contato com eles é uma experiência tão tocante quanto ensinar palavras novas a uma criança”, explica.

A professora de Literatura Hispano-americana, Inês Cardoso, acredita que os encontros enriquecem porque permitem “conhecer novos livros, novas leituras e novos leitores que, por sua vez, nos abrem novos horizontes de vida e de literatura”.

SERVIÇO: As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, será debatido no Café Clube de Leitura, dia 21, a partir das 18h30min
LOCAL: Espaço O POVO de Cultura & Arte, à avenida Aguanambi, 282. Estacionamento gratuito ao lado da sede do O POVO.
MAIS INFORMAÇÕES: 9199.1574

Grupo Aberto no Facebook: 
https://www.facebook.com/groups/579215638794421/?fref=ts



Nenhum comentário:

Postar um comentário