quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Lançamento "Amor Absoluto e Outros Poemas", de Agostinho Gósson (HOJE, 6 de fevereiro), na ACI (6.2)


Clique na imagem para ampliar!
Data: 6 de fevereiro de 2014 (quinta-feira), às 19h30
Local: Associação Cearense de Imprensa (ACI), na rua Floriano Peixoto, 735, 4º andar, Centro.
Preço de capa: R$ 20,00
Contato com o autor: agosson@uol.com.br e gosson@ufc.br

A renda será doada à Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Fortaleza.

O Amor segundo Agostinho Gósson
por Felipe Araújo

Eu, pobre, pobre demais/ poeta menor, sem valor,/ humildemente suplico:/estendei as mãos e aceitai / o pouco que vos dedico, os meus pedaços de amor”. 
Os versos, oferecidos aos leitores, abrem o livro Amor absoluto e outros poemas, que o jornalista e professor Agostinho Gósson lança hoje à noite [6 de fevereiro de 2014] na Associação Cearense de Imprensa (ACI). Que o leitor não se deixe levar pelo prólogo rimado. Não convence: nem Agostinho é poeta menor, nem seus versos são algo “pouco”. Há, na verdade, um sentimento arrebatador (e nada modesto) espalhado pelo livro, veredas quentes e densamente humanas de uma poesia que combina - sem afetação e com muita honestidade - lirismo, memória e crítica social.
O “amor absoluto” que Agostinho desconstrói em rimas - ora irônicas ora apaixonadas, ora extremamente dolorosas - alterna o prazer dos sentidos com a paz dos casais. “Arranco um pedaço do escuro / E nele desenho teu corpo, / Riscando-o com um punhal de luz”, ele canta.
Mas é também o amor pelo outro, o compromisso com a denúncia social. Bandeiras que Agostinho - tanto nas redações de Fortaleza quanto em suas aulas na UFC - sempre defendeu. E, por fim, um amor à própria poesia, que, no seu caso, foi construída silenciosamente ao longo de mais de 30 anos.

“Não pise no poema, / não toque no poema./ Ele é a paz” é seu pedido e sua confissão. Ao longo de intensos 60 anos de vida - mote do lançamento do livro -, Agostinho encontrou paz e inquietação nos braços de sua inspirada poesia. E agora traduz essa poesia-experiência nessa coletânea, igualmente intensa e inspiradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário