sábado, 1 de fevereiro de 2014

AlmanaCULTURA IN Dica: "A Menina que Roubava Livros", de Brian Percival


Para assistir ao trailer legendado, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=J24AlOYHpVU

"Não podemos viver para sempre."
Ontem pude assistir, após uma ótima apresentação históricoliteropsicanalítica sobre a obra dostoieviskiana, o filme A Menina que Roubava Livros., adaptação da obra homônima do australiano Markus Zusak. Nunca li o livro, o que me faz falta agora, pois tenho a leve suspeita, por questões técnicas, que é o tipo do filme que será alvo de críticas negativas.
Bem, a história tem uma narradora privilegiada: a morte. Por um motivo qualquer ela simpatiza com a menina Liesel (Sophie Nélisse), que se encontra em viagem com a mãe e o irmão num trem a golfadas brancas de fumaça num cenário branco de uma gélida Alemanha hitleriana.
Sua mãe, uma comunista, é obrigada a entregar a filha com um casal de pobres alemães: ele, Hans, interpretado magistralmente, como sempre, por Geoffrey Rush (um pintor de letreiros, simpaticíssimo, conhecido por ser preguiçoso) e ela, a sofrida e corajosa Rosa (uma lavadeira e passadeira), interpretada por Emily Watson.
A menina Liesel, antes de ser acolhida pelos pais adotivos, assiste ao enterro do irmão, morto em viagem. Encontra no chão um livro abandonado e sente-se atraída por ele. Leva-o com ela, como se fora uma lembrança da família. Ela não sabe ler, por isso não sabe do que se trata. Saberá depois...
Quando é recebida pelos pais adotivos, é vista pelo menino Rudy, que mora na casa ao lado, na rua Paraíso, e ele se apaixona perdidamente pela menina e se torna seu melhor amigo, parceiro e confidente, sempre à espera de um beijo dela.
Mais tarde, conhece Max, um judeu, um amigo das sombras, que se refugia no porão da casa de seus pais e, com ele, vai encontrar o sentido da literatura, do olhar literário, do ver com os próprios olhos. Ensinamentos doces e bonitos. Dentre os quais se perceber que a maioria dos sofrimentos começam após uma aparente felicidade.
Assim, é no meio da violência da guerra de uma Alemanha nazista, que Liesel vai aprender a ler, a amar os livros, a conhecer o amor, a paz, a guerra, a alegria, a tristeza, a solidariedade, o medo e entender mais sobre todas as coisas que a vida (e/ou a morte) nos apresenta e que, às vezes, a gente finge que não vê porque os seres humanos nos assombram e porque os nossos olhos só veem mesmo o que querem, como se o mais fosse insuportavelmente doloroso. Mas há esperança no filme, muita, felizmente, pois precisamos dela, mesmo diante da total e absoluta vontade de ir embora.
Gostei muito. Independentemente de. Muita beleza em tudo, principalmente na pureza do sentimento de amor, isento de vilanias e ressentimentos, das crianças.
"Quando a vida lhe rouba, às vezes, tem-se que roubar de volta."

Para evitar inevitáveis spoilers, paro por aqui. 
Assistam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário