quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Lançamento de AM DO POVO: trajetória de uma rádio pioneira (1982-2012), de Adísia Sá (9.10)


Clique na imagem para ampliar!

AM do POVO: trajetória de uma rádio pioneira (1982-2012), escrito pela jornalista Adísia Sá durante o ano em que se comemorava os 90 anos da primeira transmissão radiofônica do Brasil, data coincidente com os 30 anos da inauguração da AM do POVO.
A obra é, acima de tudo, uma homenagem ao rádio, veículo “companheiro”, que resiste até hoje como um dos mais populares e fieis veículos de comunicação, mesmo diante da oferta de informação fácil que prolifera nas redes sociais – na internet de forma geral – fluindo muito acessivelmente em todo tipo de aparato tecnológico móvel.
Após uma breve caminhada pelo início da aventura radiofônica brasileira, passando pela Era do Rádio, a autora chega nas primeiras experiências do rádio no Ceará, com ênfase na Ceará Rádio Clube, a PRE-9, de João Dummar, que transformou o sonho hertziano em realidade, mudando profundamente o cenário da época por meio de seus estúdios, convidados especiais, programação e profissionais que ela formou. Seguindo as ondas do rádio, chega na “companheira” AM do POVO, em 1982, que rapidamente ficou conhecida como a escola do rádio no Ceará, pioneira em quase tudo que se pode pensar em nome de rádio, inclusive criando história por meio de seus quadros, como o “Debates do POVO”, do qual Adísia fez parte. Daí, outras se seguiriam, até mesmo dentro do próprio Grupo de Comunicação O POVO, como, atualmente, na FM, O POVO/CBN (única no Ceará a transmitir 100% de notícias) e a Calypso, e, na AM, O GLOBO/O POVO.
O livro transcreve um conjunto de recortes de jornais da época, mostrando a fidedignidade do apresentado, e encerra com uma série de depoimentos de profissionais que participaram da construção do rádio no Ceará, em especial da AM do POVO, dentre eles: Carmen Lúcia Dummar Azulay, Cid Carvalho, Fátima Abreu, Alberto Rangel, Maryllene Freitas, Nazareno Albuquerque, Nonato Albuquerque, Paulo Oliveira, entre outros.

Edições Demócrito Rocha

Serviço
Adísia Sá lança AM do POVO: trajetória de uma rádio pioneira (1982-2012), pelas Edições Demócrito Rocha. Na ocasião, a jornalista participa de bate-papo sobre sua carreira jornalística e literária e, ao final, sessão de autógrafos.
Mediação: jornalista Ruy Lima.
Quando: 9 de outubro de 2013 (quarta-feira), às 19h
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282/A, Joaquim Távora – anexo jornal O POVO)
Horário: 19 horas
Entrada franca/Estacionamento disponível ao lado (na av. Aguanambi, 252-A)
Outras informações e contato: (85) 3366.3785/ 9199.1574 (Mariana Cavalcante) ou pelo e-mail:

Nenhum comentário:

Postar um comentário