quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"O POVO: 85 anos presente no Ceará II", crônica de Raymundo Netto para O POVO

"Demócrito Rocha", acervo de Lúcia Dummar.


Eis que surge: Demócrito Rocha!

“O jornal é como o vinho: quanto mais velho, melhor e mais generoso.
O POVO não pode ocultar o prazer de seus redatores, neste dia de seu primeiro aniversário.
Quando ele tiver uma centena de anos... Está bem.
Mas isto fica para os nossos netos, para os tempos ditosos, quando
houver crescido a árvore que nós plantamos...”

 (Demócrito Rocha, em 7 de janeiro de 1929, no editorial que celebrava o primeiro ano de O POVO)

Demócrito Rocha nasceu baiano de Caravelas, aos 14 de abril de 1888. Perdeu os pais, João e Maria da Glória — o pai, aos dois; a mãe, aos cinco anos —, sendo ele e o único irmão, Heráclito, criados pela avó Ana numa família de poucos recursos. Menino, aos 12 anos, trabalhava de torneiro na oficina da estrada de ferro, 9 horas por dia, folga nos domingos. Aos 19 anos, moraria em Aracaju, onde uma tia lhe oferecia melhores condições — estudou no Ateneu Sergipano e no Colégio Americano. Três anos mais tarde, ingressaria na Escola de Odontologia. Devido à condição financeira, e passando em concurso público para telegrafista, largou a Faculdade e transferiu-se para Fortaleza, em 1º de fevereiro de 1912 (1), indo morar numa pensão. No Passeio Público viu, pela primeira vez, Creusa do Carmo (9 anos mais jovem) e, seis meses depois, em 9 de fevereiro de 1915, casaram-se. Em agosto, em plena famigerada seca, o casal se dirigiu ao Iguatu, retornando a Fortaleza durante gravidez de Creusa. Maria Albanisa, a primeira filha — futura Sra. Paulo Sarasate —, nasceu em 1916, e, em 1917, de sete meses, Maria Lúcia, a caçula — que após a morte do pai casaria com João Dummar, o pioneiro do rádio no Ceará. Em 1921, após longo hiato, concluiu Odontologia, na 2ª turma do Ceará, assumindo, já no ano seguinte, disciplina na Faculdade de Farmácia e Odontologia. Em 1922 sofreria sua primeira grande perseguição política, sendo acudido pelo Arcebispo D. Manoel e Antônio Sales.

Mesmo atuando como dentista em seu consultório, professor na Faculdade e telegrafista para os Correios e Telégrafos, Demócrito era irrequieto, e em 1924, após ouvir Otacílio de Azevedo e Orlando Luna Freire, iniciou a publicação da revista Ceará Ilustrado. Segundo Otacílio (2), “Demócrito sacrificava parte da verba auferida com o seu trabalho no consultório e aplicava-o, com a maior boa vontade, na revista. Era de vê-lo, então, feliz, [ele próprio] fazendo a distribuição da revista nos quiosques da praça do Ferreira”. Foi na Ceará... que ele criou o concurso de escolha do “Príncipe dos Poetas Cearenses”, no qual foi eleito o Padre Antônio Tomaz.

No ano seguinte, Matos Ibiapina fundou o jornal O Ceará, opositor do governo, e convidou Demócrito como Diretor Literário, sendo frequente colaborador com a coluna “Nota do Dia”, na qual assinava “DR”. Neste ano, torna-se um dos fundadores da Associação Cearense de Imprensa, a ACI. Na época, mantinha seu gabinete dentário, mas montou outro, próximo à igreja do Patrocínio, exclusivamente para atender aos mais pobres.

Em março de 1927 fundou o Partido da Mocidade, juntamente com Jáder de Carvalho, Plácido Castelo, Alfeu Aboim, dentre outros, onde combatia ao latifúndio e exigia a fiscalização das eleições, a moralização do voto e a arregimentação dos operários em forte núcleo eleitoral, dentre outros princípios. Em junho do mesmo ano, após ameaças constantes e perseguições denunciadas em O Ceará, é espancado barbaramente por doze policiais em praça pública, promovendo uma onda de protestos por toda cidade, recebendo apoio da imprensa brasileira.

Em 7 de janeiro de 1928 fundaria O POVO, “o jornal das multidões”. Em agosto, Demócrito, que era simpatizante de Prestes, manifestou-se abertamente, no Theatro José de Alencar, contra o presidente Moreirinha, comparando-o a um mucuim (um inseto cuja picada causa dor e coceiras), durante a visita da Caravana Democrática de Assis Brasil (3).

Em 1929, O POVO lançou a revista Maracajá, veículo de elevada importância na inauguração e promoção do Modernismo do Ceará. Também em ‘29, um grande risco para economia mundial e, por consequência, para a empresa O POVO: o “crack” da Bolsa de Valores de Nova York. Mas, ao contrário do que muitos esperavam (outros, incomodados, torciam), o jornal cresceu ainda mais, adquirindo moderno equipamento da Alemanha e mudando-se, no ano seguinte, para novo prédio, na Major Facundo.
Em 1930, ano em que, considerado “subversivo”, se refugiou em esconderijo onde se comunicava com o resto do país por meio de código Morse, ingressou na Academia Cearense de Letras. Após a vitória do movimento de 30, foi convidado para assumir cargo no governo, o que recusou. Quatro anos mais tarde, elegeu-se deputado federal. Transferiu-se para a capital brasileira, o Rio de Janeiro, de onde enviava manuscrita a coluna “Ceará... de Longe”, na qual defendia a modernização do estado e a fiscalização do uso dos recursos públicos. Em 1937, veio de férias ao Ceará. Está enfermo e descobre a causa: tuberculose. Mesmo assim, retorna ao Rio. Porém, Getúlio Vargas fechou o Congresso, o que o fez voltar, definitivamente, ao Ceará, quando passou a criticar a Ditadura Vargas — O POVO teve suas matérias censuradas inúmeras vezes, em parte ou na íntegra — e a combater o avanço dos ideais integralistas. Mudou-se de casa mais uma vez, a última, e passou a residir na “casa do cajueiro torto”, na Gentilândia.
Em 1943, no mesmo ano em que tomou posse no Instituto do Ceará; em que comemorava o progresso e crescimento de O POVO — em seus 15 anos — e a leitura de algumas de suas crônicas sobre a Segunda Grande Guerra pela BBC de Londres, foi em 29 de novembro, às 18h, que a doença lhe tomou o ar para sempre.

Demócrito tinha alma de poeta de “chamejante pena”(4), tão liberto e desprendido, que, mesmo com todas as funções que atendeu em vida, com todo prestígio que dela gozou, nunca preocupou-se em ter uma casa própria ou sequer publicar único livro. Sabia reconhecer a inteligência e o talento, promovia-os, criava, exalava ideias, homem de multidões, fiel aos amigos, democrático — a ponto de saudar o surgimento de jornais concorrentes —, quem sabe um dos pioneiros do marketing cearense, maior promotor da interação leitor-jornal.

Um dia, em 1934, Assis Chateubriand propôs negócio: compraria O POVO. Demócrito respondeu com a pergunta: “Venderia um filho?” Diante da negativa de Chatô, sorriu e disse: “Eu também não. O POVO é meu filho!” (5) Atitude poética pura. E é desse Demócrito Rocha, o poeta, o boêmio, o construtor de sonhos que falaremos mais daqui a 15 dias.

1. Afirmação do próprio Demócrito, publicada por Paulo Sarasate. Edmar Morel (10.9.12) e Padre Misael Gomes (01.09.12) conflitam sobre a verdadeira data.
2. Otacílio de Azevedo em Fortaleza Descalça, 3ª ed. Fortaleza, SECULT, 2011.
3. Daniel Carneiro Job em Praça do Ferreira, 2ª ed, 1992.
4. Raimundo Girão em Fortaleza e a Crônica Histórica, Ed. UFC, 2000.
5. Adísia Sá, em Traços de União, EDR, 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário