sábado, 12 de fevereiro de 2011

"Décoração", poema de Raymundo Netto


Décor

Ação


Vem de lasso o coração.

Na noite quente estrelar em fogo

Espelha-se num vogo mar de vagas a devagar.


Vem de vasso coração,

Nos vermes que roem as notas tristes da canção

Na trilha arena de areias entre as cenas a espraiar.

Vejo-te à noite, laxo, a desprender no céu um facho enluarado

O peito aperta e apertado espreme a lembrança da lança no peito a lancinar.

Um teu sorriso doutro me chega como em chamas que me chamam, e enchamado,

Posto em mim, trago a sem telha amarga do não abrigo

E comigo a lembrança esporeada — tarda música maculada,

E o fardo impenso da espera.

Derramam-se por trago chão, as migalhas do que sou em pão.

Em ti, do que sou, em pão e viscera.


Vem de lasso o coração.

O que move-se e morre-se a todos os teus dias;

O que vai de mim contigo quando te sais;

O mesmo que não me deixa quando então se foi;

O que é por nunca ter sido só e apenas;

O que me’dula mais do que a ti.

O teu, pois que a mim não-afora pertence

Qual pensa mente perdida no vão

Dos teus castanhos entretidos na distância vazia de

uma minha saudade

De esta tua boca, que quando silencia, finalmente, se entrega

E fala mais do que as tuas seguras palarvas.

2 comentários:

  1. Olá Raymundo
    Convidando vc para lançamento do livro Circo-
    um olhar poetico,que será dia 19/02 às 17hs no
    Iprede.O evento visa ajudar as crianças da enti-
    dade.
    Atenciosamente.
    Waleska.

    ResponderExcluir
  2. Meu sol de Cada Dia

    Dai-me luz nas noites congeladas,
    claridade nas sombras, quimeras,
    plenitude sem noites alternadas.

    Quero-te aquecedor constante,
    no inveno, verão ou primavera,
    tocha acesa sempre pertinente

    Mesmo no escuro ao anoitecer
    uma luz suave no luar carente
    já cativa alma no entardecer

    Nos raios que a terra aquece, beija
    dai-me também o ósculo vertente
    dos amores que em mim bordeja

    Grata eu fico numa réstia amena
    que seja constante, fiel e serena

    ResponderExcluir