sábado, 13 de fevereiro de 2010

Revista Vida e Educação nº 25




Vida e Educação: revista da Educação Básica, publicação bimestral da, cearense, Editora Brasil Tropical, sob a direção de Sandra Lima Röhl, também presidente da Câmara Cearense do Livro, chega agora ao seu número 25 com uma tiragem de 5.000 exemplares.

Em seu editorial, Sandra Lima assegura que a revista "se preocupa em discutir, dentro de sua área específica, temas que estão na nossa vida, de maneira tão direta, refletindo sobre questões polêmicas e, principalmente, atuando como guia, conselheira de pais, de professores e profissionais da educação, a fim de que exerçam da melhor forma seus papéis tão cruciais para a transformação desta realidade."

Com uma apresentação gráfica esmerada e um conteúdo, como de costume, criteriosamente escolhido, a Vida e Educação, dentre outras matérias, traz:

- Mídia e Infância (Prof. Claudemir Viana, Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação da ECA/SP, fala sobre como os desenhos animados influenciam no desenvolvimento das crianças);

- Música (Elvis Matos, músico e professor da UFC, discute os rumos da música em aulas de artes, conforme a Lei nº 11.769 que torna o ensino da música obrigatório na educação básica);

- Neuroeducação (uma matéria da psicóloga Prof. Ms. Berenice Romanelli sobre a neuropsicologia e o distúrbios de aprendizagem, dentre eles a dislexia, a discalculia, disortografia, TDA/H e outros);

- Diversidade Sexual (Toni Reis, Presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros, reflete sobre as diversidade sexual na escola e as consequências do preconceito e as práticas excludentes comuns da sociedade);

- Observatório (artigo da deputada Rachel Marques, ex-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Ceará, enfocando o parlamento estadual, a qualidade e a universalização da educação)

- E mais: estatísticas, informes, experiências educacionais exitosas (Prêmio Peteca), publicações, entrevista (neste número, com o Prof. Cipriano Carlos Luckesi, da Universidade Federal da Bahia), Religião (artigo do Prof. Dr. Marcos Scussel, do Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Grças - RS) e, finalizando, na coluna Opinião, a Doutora em Educação, Maria José Barbosa, discorre sobre a problemática ainda enfrentada pela Educação de Jovens e Adultos - EJA, mesmo diante das garantias constitucionais.

Enfim, uma revista de cabeceira e competentemente desenvolvida para quem é gestor e /ou profissional da área educacional, mas também para todos nós que temos filhos e acreditamos que pensar educação neste país é a única forma de construirmos um futuro sustentável.

Serviço:

Revista Vida e Educação

Atendimento ao assinante: brasiltropicalfor@terra.com.br

Sugestões e/ou criticas: redacao@vidaeeducacao.com.br

Publicidade: +55 (85) 3214.6971 (Elpídio Júnior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário