segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Lançamento do Livro de poemas e canções de Henrique Beltrão (21.11)

Sarau de Lançamento
Data: 21 de novembro de 2009 (sábado)
Horário: 17 às 20 h
Local:Foyer do Theatro José de Alencar
Participação: parceiros de rádio, música e poesia

Sobre SIMPLES:
Segundo livro de poemas e canções de Henrique Beltrão, que lançou em 2006 a primeira edição de Vermelho e, em 2007, a segunda. Henrique contou com Sarah Diva Ipiranga, professora de Literatura Comparada da UECE, e Fátima Souza, mestre em Literatura Brasileira pela UFC, na revisão dos originais e na apresentação da obra. Ticiana Telles Melo fez a revisão dos originais em francês e Saul Ferreira criou a capa e o projeto gráfico.
Simples é dedicado à amada do poeta, Karla Martins, que assina as fotos da capa e da orelha, às famílias dele e a seus amigos poetas Horácio Dídimo e Luiz Teixeira, que Beltrão anuncia como mestres da simplicidade.

Simples tem uma centena de páginas espraiadas em quatro capítulos, compostos em um formato longilíneo, assim como no Vermelho: Uma simples palavra; Amor, tão simplesmente; Simples parcerias; Simples dizer. A exemplo do livro primeiro, principia com o tema preferido do poeta, a palavra, traz poemas de amor e, antes de fechar com versos avulsos, vêm as parcerias com Alan Mendonça, Alex Costa, Dumar, Jord Guedes, Paulo de Tarso, Pingo de Fortaleza, Rafael Lima, Rodrigo BZ, Rogério Franco.

Em Simples, Beltrão busca a simplicidade. Uma versão em francês da clássica Ponta do Lápis, de Rodger e Clodo, e um poema para Josso dão um tom francófono, en passant. O poeta canta ainda sua terra, reverencia Patativa do Assaré, Quinteto Agreste. O autor dialoga com a sabedoria cristã e taoísta, com a poesia pagã, com Quintana, Vinicius, Bandeira, Buarque... E Henrique Beltrão agradece, simplesmente agradece; dá graças a Deus e à Poesia, aos amigos e amigas, aos seus mestres espirituais e ao leitor, à leitora, a quem convida a cada página a entrar e mudar a casa da Poesia.

Sobre o O AUTOR:
Henrique Beltrão é poeta, radialista, professor, pesquisador. Autor de Vermelho (1ª ed.: 2006; 2ª ed.: 2007) e Simples (2009), livros de poemas e canções em parceria com Alan Mendonça, Alex Costa, Dumar, Isaac Cândido, Jord Guedes, Pedro Rogério, Pingo de Fortaleza, Rafael Lima, Rodrigo BZ, Rogério Franco. Professor do curso de Letras: Português-Francês da UFC. Componente do grupo poético-musical Vila Poesia. Na Rádio Universitária FM 107,9, atua como produtor e apresentador dos projetos de extensão da UFC: Todos os Sentidos, que desde 2003 compartilha a palavra com as pessoas com deficiência, e Sem Fronteiras: Plural pela Paz, que desde 1998 celebra com ouvintes e parceiros a diversidade da vida: www.radiouniversitariafm.com.br. Doutorando em Educação Brasileira pela UFC, mestre em Linguística Aplicada pela UECE, graduado em Letras: Português-Francês pela UFC.

CONTATOS
beltraohenrique@yahoo.com.br
beltraohenrique@gmail.com
(85) 9101.1820 e 8609.1820

Nenhum comentário:

Postar um comentário