quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Falecimento de Alberto Porfírio, patrimônio vivo da cultura cearense

Amigos ao lado de Alberto Porfírio durante as homenagens a ele na Feira do Sebo (SECULT) de Literatura de Cordel (2008). Foto: Luizinho Ferreira
Clique na imagem para ampliar!


Faleceu, na manhã de ontem, o poeta, escritor, escultor e cantador Alberto Porfírio, que, há cerca de sete meses, lutava contra uma fibrose pulmonar causada pelo contato com o cimento, uma das matérias-primas de sua arte. Antes disso, ele já havia sido acometido por um AVC, que o deixou semiparalítico, mas que, conforme dizia, não o fez perder o senso. Filho de pai agricultor e de poucos recursos, Alberto tinha deixado o hospital pela última vez em agosto, depois de uma melhora parcial. Na semana passada, no entanto, ele teve de ser internado novamente na UTI do Hospital Antônio Prudente. Dessa vez, ele não resistiu. ``Foi um grande sofrimento, mas, graças a Deus, ele está agora descansando``, afirma Eugênia, filha dele que, no fim de sua vida, supriu a deficiência do pai datilografando ou digitando seus escritos.

Ao longo de seus 83 anos de idade, o multi-artista nascido no município de Quixadá chegou a presidir a Casa do Cantador e traçou uma carreira que o tornou, segundo o cantador e repentista Geraldo Amâncio, um nome de grande importância para a cultura cearense. “Além de sua produção, ele tinha também um lado intelectual. Ele dava aulas sobre métrica, rima, escrevia sonetos e livros”, explica. “Ele é de uma época em que, em toda família, havia mais de um cantador”, lembra de forma nostálgica Geraldo, referindo-se a um artista que, de fato, tinha família grande, de nove pessoas no total.
Antes de morrer, Alberto se preparava para lançar uma autobiografia, o que deveria acontecer em dezembro. Apesar de sua morte, a filha dele garante que o livro será lançado, conforme a vontade do pai. Seu corpo foi velado no período da noite, na própria Casa do Cantador, instituição que ajudou a fortalecer.
Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário