A alma do lázaro
(Expressão Gráfica e Editora)
de José de Alencar
apresentação de Zilda Maria Menezes Lima
— ganhador do Prêmio Literário para Autor (a) Cearense –
Prêmio Otacílio de Azevedo, de REEDIÇÂO, da SECULT/CE —
Data: 27 de maio de 2011 (sexta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro)
Apresentação da Obra: Zilda Maria Menezes Lima
Preço promocional de lançamento: R$ 5,00
Sobre a Obra: A alma do lázaro, um dos primeiros escritos do Autor, mas que foi publicado anos depois em 2º volume de Alfarrábios (1873), juntamente com O ermitão da Glória, narra as desventuras de Francisco, vítima da lepra em pleno século XVIII, na cidade de Olinda, Pernambuco, nordeste brasileiro.
O desprezo e a segregação impostos pela sociedade da época aos portadores de uma moléstia tida como incurável, um misterioso diário que ressurge do escuro da terra e a sombra de um amor impossível constituem a história, praticamente desconhecida do grande público, apesar de seu autor: José de Alencar.
A genialidade de Alencar mais uma vez está explícita no registro de um tempo, no suspense sombrio de seu enredo e no desfecho surpreendente da trama.
Sobre a Apresentadora: Zilda Maria Menezes Lima é licenciada em História (Universidade Federal do Ceará/UFC), especialista em Teoria e Metodologia da História (Universidade Estadual do Ceará/UECE), mestre em História do Brasil e doutora em História Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Autora de Uma enfermidade à flor da pele: a lepra em Fortaleza (1920 - 1937), publicada na coleção Outras Histórias. Atualmente, desenvolve pesquisa no campo da História da Saúde e das Doenças.
Apoio Cultural
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Museu do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário