quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Lançamento de "Torvelinho", primeiro romance da poeta e escritora Helena Lutéscia (04.12) - Livraria Lamarca


LANÇAMENTO

Torvelinho

Data e Horário: 4 de dezembro, às 10h

Local: Livraria Lamarca (Avenida da Universidade)

 

Sobre a Obra:

REVELANDO O INVISÍVEL, por Oswald Barroso

Torvelinho guarda grande atualidade porque expõe a trama obscura que oculta a torpeza dos poderosos. A autora nos introduz nos subterrâneos sombrios da opressão sofrida pelas mulheres em uma sociedade patriarcal e machista, fixada, entre nós desde a ascensão das oligarquias capitaneadas pelos senhores das “casas-grandes”.

Mudaram os disfarces, mas, retiradas as máscaras, a sujeição se mostra a mesma. A beleza neste mundo cinza se revela nas crianças envoltas pela natureza e na luta das mulheres, por seus direitos e pelos direitos de seus filhos. Batalha cotidiana das pessoas comuns, dos oprimidos e anônimos heróis do cotidiano. Belo combate, que vira poesia, quando o afeto dos mais fracos chega aos animais, como na linda passagem onde a autora registra a presença do cavalo de Belchior, lenda e história, tragédia e encanto. Afinal, ainda há esperança!


SINOPSE DO LIVRO

Raíssa e Maguinha nasceram na mesma cidadezinha do sul do Ceará, mas com 10 anos de diferença, décadas de 50 e 60. Não se conheciam, mas acabam se encontrando já adultas em uma grande cidade universitária do interior paulista, onde cursaram pós-graduação. Maguinha está em um momento dramático da sua vida, em que havia tomado à revelia os filhos que o ex-marido insistia em não deixar sob a sua guarda e Raíssa é uma advogada especializada em direitos das mulheres. Com o oficial de justiça à porta, Maguinha diz a Raíssa a frase fatal, que vai determinar o desfecho: “não entrego nem morta!” . O envolvimento das duas nessa luta, traz à tona o passado de cada uma e as experiências vividas desde a infância, em uma sociedade patriarcal e machista onde a violência era a linguagem comum, mesclada à desigualdade social e ao racismo. O amor, a rebeldia contra a opressão e a busca da felicidade dão a essas mulheres a força que elas necessitam para construírem as próprias saídas e se ajudarem mutuamente.  Apesar de tudo isso, o livro é permeado de poesia e esperança, em que as nuances permitem ter compaixão dos seres envolvidos. E não apenas dos humanos.

 

SOBRE A AUTORA:


Helena Lutéscia nasceu em Barbalha, Ceará em 1949.

Farmacêutica, professora da UFC até 2011 quando se aposentou, é poeta e escritora, tendo publicado as seguintes obras literárias: Do Começo ao Fim, As Aventuras do Caracol Paulo, Cecéu: o Embaixador da África, O Sinal do Pássaro, Pequenos Problemas Grandes Sentimentos e agora Torvelinho, o seu primeiro romance.

Atualmente, Helena tem residência na Taíba, São Gonçalo do Amarante-CE, onde desenvolve projeto cultural em colaboração com artistas locais: Sarau da Taíba, Biblioteca Livre da Taíba e Grupo de Teatro Representantes da Vida.

É cadastrada no Mapa Cultural do Ceará e membro suplente do Conselho Municipal de Cultura de São Gonçalo do Amarante.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário