domingo, 19 de junho de 2016

"Cronologia Comentada de Juvenal Galeno", de Raymundo Netto, por Miguel Leocádio Araújo Neto



Alguns anos atrás, a obra de escritor romântico cearense Juvenal Galeno foi publicada na íntegra, em vários volumes, pela Secult, na Série “Memória” da Coleção Nossa Cultura. Não tenho todos os volumes, mas alguns somente; e recentemente ganhei de presente do Raymundo Netto essa Cronologia comentada de Juvenal Galeno, por ele escrita e organizada, fazendo parte da Obra Completa de Galeno.
O livro é todo ilustrado com uma iconografia sobre o poeta cearense. Nele se verão reproduções de desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, capas de primeiras edições, partituras, documentos etc.
A cronologia vai da data de nascimento de Juvenal Galeno (1836) até a restauração da Casa de Juvenal Galeno (2010 – aliás, casa milagrosamente mantida íntegra no Centro de Fortaleza, ali pertinho do Teatro José de Alencar). Em linguagem objetiva, o organizador e autor da Cronologia também reproduz documentos, poemas e outros textos interessantes para a compreensão da importância das datas no percurso da vida e do alcance da obra de Juvenal Galeno.
Para quem estuda literatura cearense, mais especificamente a obra de Galeno, a Cronologia é uma importante fonte de pesquisa.

NETTO, Raymundo. Cronologia comentada de Juvenal Galeno. Fortaleza: Comercial, 2010.

Um comentário: