segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

"Abdias Lima e um Livro de 1946", por Sânzio de Azevedo, para a OPINIÂO de O POVO

Sânzio de Azevedo

Falo de um marco esquecido da literatura cearense.
Crítico literário, estudioso da gramática portuguesa e romancista, Abdias Lima deixou obra vasta, mas a cultura do Ceará ainda não lhe fez justiça.
Quero destacar dele aqui um livro praticamente desconhecido, que está completando 70 anos, pois é de 1946. Falam os intelectuais do Ceará é um inquérito com escritores do Estado, “de julho de 1944 a fevereiro de 1945”, sendo um retrato do pensamento de 24 escritores na época da Segunda Guerra Mundial. Só tem precedentes nos livros Enquete sobre a evolução literária (1891), de Jules Huret, na França e, no Brasil, O momento literário (1908), de João do Rio. Abdias Lima contempla poetas, ficcionistas, sociólogos, jornalistas etc.
Para não citar os 24 autores, direi que são poetas Cruz Filho, Filgueiras Lima, Otacílio de Azevedo e Artur Eduardo Benevides; jornalistas João Jacques, Paulo Sarasate, Perboyre e Silva; contistas, Eduardo Campos, Braga Montenegro; filólogo, Martinz de Aguiar; sociólogo, Joaquim Alves, e assim por diante.
Amigos meus do Grupo Clã (que firmou o Modernismo no Ceará) costumavam dizer que o grupo era de 1942; para mim, o grêmio ganhou maior força em 1946. Por isso, exultei quando li, no livro de Abdias Lima, entrevistas com Braga Montenegro, Joaquim Alves, Eduardo Campos e Artur Eduardo Benevides, e nenhum deles se refere a um grupo chamado Grupo Clã, o que é sintomático.
Na abertura do livro, põe o autor as entrevistas entre 1944 e 1945. E acrescenta: “O mundo estava mergulhado em sangue e por toda a parte, desde as planícies geladas da Rússia às terras generosas da América, só se ouvia a voz do canhão.”
E no final da “Apresentação” diz o escritor: “Sabemos que há falhas nesse inquérito. Que a crítica honesta as emende, ‘não murmurando em sua casa porque desfaz em si’.”
Como me informou a filha do escritor, professora Claudete Lima (que foi minha colega quando eu lecionava literatura na UFC), Abdias Lima nasceu em Massapê, Ceará, no dia 29 de janeiro de 1911, vindo a falecer na Capital cearense no dia 6 de julho de 2004, com 93 anos de idade.

Sânzio de Azevedo é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Cearense de Letras.
Contato com o autor: sanziodeazevedo@gmail.com


2 comentários:

  1. Conheci o Sânzio através da minha amiga Cearense Márcia de Oliveira. Por estar trabalhando num projeto dum estudo (ou ensaio) sobre a Padaria Espiritual e a Semana de Arte Moderna de 22, foi agraciado com os livros A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará - e, Breve História da Padaria Espiritual. Agora, espero que, seguindo Blog do Raimundo Neto, certamente conseguirei avolumar meus conhecimentos a respeito da Cultura Cearense. E, aproveito para solicitar a permissão para colocar um link deste Blog no meu blog Retalhos do Modernismo.
    Grande Abraço e congratulações pelo excelente Blog.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, o prazer é todo meu. Fique à vontade de divulgar o conteúdo de nosso blog. O AlmanaCULTURA agradece a sua atenção e gentil leitura. Cordial abraço.

    ResponderExcluir