quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

"O POVO: 85 anos presente no Ceará I", de Raymundo Netto para O POVO (23.01)


Demócrito Rocha: o pai d'OPOVO

“(...) É no jornal que o povo encontra o seu pão espiritual de cada dia. O jornal descortina-lhe o mundo, vencendo distâncias. É a lanterna mágica do progresso. É a força propulsora e condutora das massas insatisfeitas, para as grandes reivindicações de seus direitos postergados pela cáfila absorvente dos magnatas de todos os tempos. Quando o povo geme escravo, entorpecido pelas algemas do cativeiro, indiferente à violência paralisante do grilhão, o jornal é o sangue novo, forte e generoso a nutrir-lhe as células dormentes, a despertar-lhe os neurônios amortecidos, a ondear-lhe, nas veias, a torrente vigorosa e enérgica da revolta. O povo precisa de mais gritos que o estimulem, de mais vozes que lhe falem ao sentimento. Eis por que surgimos...”

Foi assim que, em 7 de janeiro de 1928, surgia O POVO, a mais tradicional, democrática e conceituada folha do Ceará, na voz corajosa e ousada de Demócrito Rocha, seu sonhador-mor. Como era bem de Demócrito, tanto o nome do jornal como sua logo foram escolhidos por meio de concurso. Ele gostava de ouvir a “voz do povo”, e, durante o período que dirigiu o jornal, escrevia, fazia enquetes, criava outros concursos, provocava o leitor, ao mesmo tempo em que liderava o “banco da Opinião Pública”, um dos integrantes das “sociedades dos banquistas” — pequenas agremiações que nasciam em torno dos bancos da praça do Ferreira, reunindo membros de diversos segmentos da sociedade (jornalistas, poetas, comerciantes, professores, políticos, profissionais liberais etc.) a discutir de um tudo: das coisas mais importantes ao trivial anedotário.

Demócrito teve origem humilde, cedo ficou órfão e teve que trabalhar duro (aos 12, era operário), fortalecendo-se em caráter, idealismo e senso de justiça e liberdade. Assim, não temia o debate, ao contrário, se alimentava da polêmica, tinha gosto pela interatividade, pela participação popular, pela opinião de outrem.

As primeiras edições de O POVO saíram de uma impressora de segunda mão, na sede alugada no entorno da praça dos Leões. Já no segundo ano de jornal, Demócrito, também poeta e notável cronista, lançou o suplemento literário Maracajá, veículo que revelou os nossos autores modernistas (Rachel de Queiroz, Jáder de Carvalho, Mozart Firmeza, Mário de Andrade do Norte, Heitor Marçal, Edigar de Alencar, Suzana de Alencar Guimarães e o próprio Demócrito, sob o pseudônimo de “Antônio Garrido”, dentre outros) para todo Brasil, numa época onde isso dificilmente aconteceria (alguns dos textos foram reproduzidos na Revista de Antropofagia de São Paulo, e há matérias sobre o Maracajá em O Globo, do Rio de Janeiro, e no Diário da Tarde, de Curitiba).

Justamente no primeiro aniversário de O POVO, em 7 de janeiro de 1929, Demócrito presentearia seus leitores com “O rio Jaguaribe é uma artéria aberta”, poema que o consagrou, sendo um dos mais representativos do modernismo cearense[1]. Apaixonado pelas palavras, mesmo quando extinto o Maracajá, O POVO continuou durante toda a sua existência, até hoje, sendo a grande janela da literatura, acolhendo escritores, como Rachel de Queiroz, Moreira Campos, João Jacques, Milton Dias, Ciro Colares, Airton Monte, Audifax Rios, Ana Miranda, Pedro Salgueiro, Tércia Montenegro, Jorge Pieiro, dentre nós outros e eteceteras. Também foi Demócrito o criador do título e do sistema eleitoral do “Príncipe dos Poetas Cearenses”, além de promover concursos de versos na rádio PRE-9, de João Dummar.

Li, há mais de 20 anos, um livro de Daniel Carneiro Job[2] que nos conta algumas histórias de Demócrito, dentre elas, a de uma emboscada no centro da cidade, em 1927, quando por ordem do presidente Moreira da Rocha, 12 policiais o encurralaram e deram-lhe murros, pontapés e golpes de rebenques, afastando os populares, indignados diante da covardia, com ameaça de revólveres. Não bastasse, arrastaram-no, sangrando, a Photo Salles, na praça do Ferreira, para tirar uma “prova da eficiência da lição”... O jornalista, com 39 anos, foi levado nos braços do povo para sua casa, onde até a madrugada, diversas personalidades, amigos, representantes de entidades e/ou partidos políticos, além de professores e estudantes de odontologia (ele era cirurgião-dentista) uniram-se em oratórias e em vigília ao seu bravo porta-voz. Ora, em 1922, alguns anos antes, em represália ao seu apoio ao comitê de Nilo Peçanha e J.J. Seabra, recebeu notificação de transferência (atuava como telegrafista, à época) de Fortaleza ao Mato Grosso, o que só não aconteceu devido à intervenção de D. Manuel e Antônio Sales.

Da mesma forma, perseguido pela polícia do presidente do Estado, foi ele, em 8 de outubro de 1930, a anunciar no Palacete Ceará (prédio da Caixa Econômica do Centro) a vitória da Revolução e a deposição do presidente Matos Peixoto, o “dançarino”, sendo levado nos braços do povo para o coreto da praça onde discursou sob aplausos efusivos: “Como um tubo de matéria fecal jogada ao monturo, caiu o governo podre que infelicitava o Ceará!”, bradava.[3]

Em 2013, o jornal O POVO aniversaria: 85 anos, dia a dia, de histórias do Ceará, o seu maior acervo jornalístico, seja na cultura, na arte, na política, na economia, nos esportes, na ciência e em todas as demais áreas, além de consolidar o seu papel de grande prestador de serviços ao povo cearense.

Também em 2013, um marco a ser lembrado: 70 anos sem Demócrito Rocha. O Ceará ainda há de fazer justiça a esse nome. Mais sobre ele e O POVO, em 15 dias...



[1] Muitas das afirmações literárias neste texto são do pesquisador Sânzio de Azevedo, e podem ser encontradas em O Modernismo na Poesia Cearense, das Edições Demócrito Rocha.
[2] Daniel Carneiro Job foi jornalista de O POVO. O livro a que me refiro é A Praça do Ferreira (1992), atualmente esgotado.
[3] Demócrito Rocha, de Cleto Pontes, da coleção Terra Bárbara, das Edições Demócrito Rocha.

2 comentários:

  1. Gostei demais....as relações do jornal o povo com os grupos politicos que se alternavam e/ou se mantinham sempre foi de "imparcialidade"...as gestões da propria empresa de comunicação vão se encontrando no tempo com os contornos que os principios norteadores da empresa assumem nesse desenho que se molda às eras...Parabéns ao escritor, ao jornal ...sem a atitude de um cidadão aguerrido como Demócrito nada disso teria acontecido...Ação & Reação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcus, pela leitura e comentário. O POVO, o Demócrito, ambos têm uma história a ser divulgada e reconhecida pelo povo cearense. 85 anos. Não é mole...

      Excluir